RETRÔ 2018 – publicado dia 5 de abril
Na 1ª participação na WTM Latin America, Paraty revela pleito para reconhecimento como patrimônio histórico da UNESCO
Hugo Massahiro Okada, Freelancer para o DT
A cidade de Paraty, localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, participou pela 1ª vez da WTM Latin America, que aconteceu de 3 a 5 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.
Já na estreia no evento, o destino trouxe como um dos destaques, o título recém conquistado de cidade criativa na gastronomia pela Unesco. “Estamos muito felizes pela aprovação de nosso dossiê pela Unesco. O documento elenca todas os atrativos e possibilidades gastronômicas que podem ser encontradas em nossa cidade”, declara o secretário de Turismo do destino, Gabriel Ramos da Costa à reportagem do Diário do Turismo.
Veja também as mais lidas do DT
Paraty passa a dividir o título com os destinos: Florianópolis, Belém do Pará, João Pessoa (PB) e Brasília. “Também entregamos no último mês de fevereiro, o dossiê para apreciação para o recebimento de título de patrimônio da humanidade pela Unesco”, complementa Ramos.
De volta às feiras
Após três anos de ausência dos eventos de turismo no Brasil, o destino retoma o trabalho de promoção com ações específicas em parceria com o Convention Bureau, Conselho Municipal de Turismo e iniciativa privada.
Na avaliação do cenário turístico de Paraty, Gabriel é enfático: “Temos pousadas e outros meios de hospedagem que atendem a todos os perfis de viajantes. Paraty hoje é conhecida pela pluraridade de festivais, tendo como carro-chefe a Flip, que movimenta todos os setores econômicos do destino e mantém o destino como importante centro de atividades antes, durante e após o evento”, afirma o secretário.
O destino estuda a participação na próxima Abav Expo e no Festuris de Gramado (RS), ambos eventos programados para o final do ano.