Começou nesta quarta-feira (30) a 12ª edição da Flip, em Paraty. O show de abertura, aberto ao público, será de Gal Costa. Em seguida haverá uma conferência de abertura e a mesa Millôrmaníacos. O encontro reúne os “ex-cassetas” Reinaldo e Hubert, que entrevistam o cartunista Jaguar, amigo de Millôr Fernandes.
Ao longo de suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo, caracterizada não só pela qualidade dos autores convidados, mas também pelo entusiasmo do público e pela hospitalidade da cidade. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros.
Dentre os destaques da programação estão os autores brasileiros Antonio Prata e Gregorio Duvivier; o cineasta Cacá Digues; o músico Edu Lobox; o arquiteto Paulo Mendes da Rocha; os jornalistas Glenn Greenwald, David Carr e Andrew Solomon; a britânica de origem indiana Jhumpa Lahiri – ganhadora do prêmio Pulitzer; a jovem neozelandesa Eleanor Catton – que ganhou o Booke Prize em 2013 e o suíço Joël Dicker.
Veja também as mais lidas do DT
Além da programação adulta, o evento conta com a Flipinha, que nasceu junto com a Flip para ser um movimento de formação de leitores em Paraty. Desde 2004, mantém vivo desde então o desafio de melhorar a qualidade de vida das crianças da região. Para isso, segue uma agenda anual intensa, movida pela paixão em ver florescer leitores atentos, curiosos e inquietos.
A Festa Literária Internacional de Paraty ocorre até o próximo domingo (3). Programação e outras informações em www.flip.org.br.