Passageiros avaliam Viracopos como melhor aeroporto do país

Continua depois da publicidade

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, é o terminal mais bem avaliado do Brasil, segundo pesquisa de satisfação do passageiro divulgada na quarta-feira (29) pela Secretaria de Aviação Civil.

A pesquisa foi feita entre os meses de janeiro e março deste ano e ouviu 13.384 passageiros de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos, que respondem por 80% da movimentação em todo o país – Viracopos, Brasília, Galeão, Guarulhos, Confins, Natal, Congonhas, Fortaleza, Porto Alegre, Santos Dumont, Curitiba, Recife, Manaus, Salvador e Cuiabá.

Os viajantes responderam a perguntas relacionadas a 48 quesitos, incluindo parâmetros usados em avaliações internacionais, como tempo de espera no check-in, oferta de transporte público e de táxi, restituição de bagagem e limpeza.

Veja também as mais lidas do DT

Os dados mostram que 81% dos passageiros ouvidos consideraram os serviços bons ou muito bons, enquanto dez dos 15 aeroportos pesquisados alcançaram notas acima de 4 em uma escala de 1 a 5. A média dos aeroportos avaliados é 4,07. É a primeira vez, desde 2013, quando a pesquisa começou a ser feita, que a nota média dos terminais ultrapassou a nota 4. De acordo com a secretaria, o nível de confiança da pesquisa é 95% e a margem de erro, 5%.

Os números revelam que o aeroporto de Viracopos teve média de 4,38. Na última pesquisa, feita entre os meses de outubro e dezembro do ano passado, Viracopos também alcançou o primeiro lugar, com nota 4,29. O terminal saltou da quinta para a primeira posição quando comparados os primeiros trimestres de 2014 e 2015.

“As obras em Viracopos estão praticamente em dia. Fizeram mais obras do que o esperado. Foi uma transformação muito grande. Melhoram também a gestão”, disse o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, sobre a avaliação positiva do terminal.

Logo atrás de Viracopos, ficaram os aeroportos do Recife (4,32) e de Curitiba (4,29). Os aeroportos de Brasília e de Fortaleza completam a lista dos cinco primeiros, com médias 4,26 e 4,19, respectivamente.

O último colocado na pesquisa foi o aeroporto de Cuiabá, com nota 3,44, atrás do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que obteve nota 3,84, do Galeão e do aeroporto de Salvador, ambos com 3,85, e de Confins, em Minas Gerais, com 3,88.

Segundo Padilha, as obras nos aeroportos do Galeão e de Confins pesaram para que os terminais tivessem notas abaixo de 4. No caso do Santos Dumont, problemas com a limpeza e o ar-condicionado do terminal influenciaram na avaliação negativa, mas, de acordo com o ministro, a Infraero já tomou providências para solucioná-los.

Desde que passou a ser feita, a pesquisa já ouviu 150 mil passageiros. As perguntas são aplicadas nas salas de embarque e desembarque, após o entrevistado ter passado por todas as etapas da viagem. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade