Nota da Secretaria do Turismo (Setur) disse que o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Termap) está sob nova administração desde a última semana
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Na manhã do último sábado (13), atracou o Costa Diadema, um dos cruzeiros da temporada 2023/2024, no Terminal Marítimo de Passageiros, em Fortaleza. 4,5 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, desembarcaram na cidade.
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com informações do g1, 866 turistas desembarcaram para ficar na capital cearense. O restante embarcou às 17h rumo à Europa. A predominância entre os passageiros é de italianos, espanhóis e estadunidenses.
Poderia ser uma parada tranquila na capital do Ceará, mas a precariedade do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Termap) deixou os passageiros espantados. Encontraram, segundo fontes do g1, caminhos esburacados e sem a estrutura necessária.
“Desrespeito”, diz filha de passageira
Em entrevista ao portal, a influenciadora digital Themis Briand afirmou que ficou ‘indignada’ com a situação ao levar sua mãe para embarcar no Costa Diadema para fazer a viagem com destino à Europa.
Ela explicou que os passageiros que chegam em embarcações precisam andar bastante até chegar a área externa, não existem táxis ou carros por aplicativo suficientes e a organização deixa a desejar.
“Para vocês verem como é o desembarque da turma, à pé. É um desrespeito absurdo. Esse casal veio andando, não tem uma acesso. Vão chegar arrastando a mala. Zero acessibilidade, zero tudo”, relatou Themis.
“A desorganização foi absurda. Lá dentro não tinha uma organização de onde ficava o checkin, onde depositava mala. A gente tinha que ficar procurando alguém que pudesse informar, e eles estavam super perdidos. Foi péssimo. Como turista eu teria era voltado pro navio. Sem falar da região, que é sabidamente complicada”, disse ao g1.
Nota da Setur e da administração do TERMAP
Em nota, a Secretaria do Turismo (Setur) disse que o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (Termap) está sob nova administração desde a última semana.
“A secretaria informa que já teve um diálogo com a nova gerência do equipamento, reforçando os pontos que necessitam de melhorias, e tem boas expectativas que as demandas serão atendidas para melhorar a experiência dos turistas de cruzeiros em nosso destino”.
Já o Grupo ABA Infra, responsável pela administração do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza (TERMAP), disse que buscou uma equipe de engenharia, quando assumiu o equipamento no começo do mês.
A empresa informou ainda que a equipe de engenharia verificou as melhorias necessárias para a próxima temporada, além da contratação emergencial de diversos itens de infraestrutura para o atendimento dos três navios restantes da temporada 2023/2024.