Passagens aumentam de preço; como viajar sem estourar o orçamento?

Continua depois da publicidade

Depois de um período sem viagens, ou com a possibilidade muito reduzida, muitas pessoas voltam a planejar suas viagens depois de 2 anos sem férias. Mas a situação do mercado não está nada fácil.

Infelizmente ocorreu um grande aumento nos preços das passagens aéreas. E isso não foi apenas no Brasil, afetando todo o mundo. Somado a problemas de logística ainda decorrentes da pandemia e outros eventos ao redor do globo, o cenário sem dúvidas é desafiador.

O número de cancelamento de voos segue gerando manchetes, o que sem dúvida também deve aumentar reclamações na ANAC por consequência. Os passageiros têm direitos claros quando isso acontece e a plataforma AirHelp ajuda nesse processo, com informações confiáveis para que os afetados não fiquem desamparados.

Veja também as mais lidas do DT

A questão do aumento não é só devido ao crescimento da demanda e da diminuição de rotas, ele vai bem mais além e é mais complexo.

Neste ano tivemos vários fatores que influenciaram nos preços dos bilhetes, como o aumento grande do querosene de aviação, as flutuações do dólar e agora mais recentemente a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ainda há outros custos que impactam diretamente na composição dos preços como a manutenção das aeronaves e o arrendamento das mesmas, que são pagos em dólares. Contudo, mesmo assim é possível adquirir passagens aéreas mais em conta, seguindo alguns conselhos como os apresentados abaixo.

Precisa ser na alta temporada?

Evite adquirir sua passagem na alta temporada ou mesmo em datas em que estejam ocorrendo grandes eventos em seu local de destino. Nessas datas as passagens chegam a custar 100% mais do que a média em geral.

Escolha a baixa temporada para viajar, além de economizar na passagem você também poupará na hospedagem e não pegará os locais repletos de turistas. Caso você goste do burburinho, siga o conselho abaixo.

Flexibilidade de Datas

Caso você não seja obrigado a determinar uma data exata para sua viagem, opte por datas flexíveis. Nos sites de busca de passagens utilize a opção de datas flexíveis, existem determinados dias que o bilhete pode ter o valor reduzido por inúmeros motivos e com essa opção você poderá fazer uma grande economia.

Você também pode ativar o “alerta de preços” que muitos sites de vendas de passagens dispõem. Com isso você vai monitorando os preços dia a dia e pode aproveitar grandes promoções.

Prós e contras do planejamento muito antecipado

Não pense que comprar a sua passagem de última hora pode ser mais barato porque a companhia quer encher o avião. Com frequência o que acontece é exatamente o oposto: elas tendem a ser bem mais caras.

As empresas aéreas obviamente acompanham o volume de vendas de um determinado voo e quando a ocupação não atinge o número determinado, elas podem reduzir o preço. Caso você tenha comprado com meses de antecedência perderá essa chance de comprar mais barato.

Entretanto, ao planejar com antecedência e com mais experiência você pode pegar algumas tendências e aproveitar as flutuações dos preços – eles variam até diversas vezes ao dia – para ter o melhor preço. Dificilmente a “queima de estoque” será ainda mais proveitosa do que essa estratégia.

Em geral o momento correto de adquirir uma passagem aérea é entre 30 e 90 dias da data de embarque.  Mas caso você esteja começando a pensar em férias, por que não entrar no site agora e ter uma ideia dos preços? Assim na segunda “olhada” você já terá uma boa referência.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade