A era dos carimbos nos passaportes está com os dias contados para quem pretende viajar à Europa. A partir de 12 de outubro, países como Portugal, Espanha e Itália iniciarão a substituição do método tradicional por um moderno sistema eletrônico.
REDÇÃO DO DIÁRIO com agências internacionais
A novidade será implementada gradualmente ao longo de seis meses nas fronteiras de 29 países europeus, com conclusão prevista para 9 de abril de 2026.
Denominado EES (Sistema de Entrada e Saída, na sigla em português), o sistema tem como principal objetivo aumentar a segurança, padronizar a coleta de informações e tornar mais eficiente o controle de fronteiras da União Europeia. O novo recurso monitorará a duração das estadias de visitantes de fora do bloco, especialmente daqueles que permanecem por até 90 dias.
O EES será aplicado a todos os viajantes que não possuem nacionalidade de países da União Europeia, assim como da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Isso inclui tanto aqueles que não precisam de visto de curta duração quanto os que necessitam de autorização para estadias inferiores a três meses.
Passaportes e inovações do sistema
Nas fronteiras, os agentes coletarão dados pessoais como data de entrada e saída do país e do espaço europeu. Para quem viaja com visto, será necessário fornecer uma imagem facial, enquanto as impressões digitais serão recolhidas no momento da solicitação do visto. Já para quem não precisa de visto, serão exigidas quatro digitais e uma foto facial no momento do controle de imigração.
Uma das inovações do sistema será a presença de totens de autoatendimento nas fronteiras. Além disso, alguns países poderão disponibilizar aplicativos para pré-cadastro dos dados dos viajantes. No entanto, a decisão final sobre a entrada no território europeu continuará a cargo do agente de imigração, que poderá solicitar nova coleta de dados, se necessário.
Confira abaixo os 29 países que implementarão o EES:
Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chéquia (República Tcheca), Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.