Dando sequência à série “Mulheres que Escrevem o Turismo”, o DIÁRIO entrevistou a jornalista Patrícia de Campos
Despojada, com muita alegria de viver e muito apego à família, Patrícia de Campos já passou por importantes jornais e revistas de turismo, como o próprio DIÁRIO, por exemplo.
Patricia é formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP, com pós graduação em Marketing pela ESPM. Ela é neta do imortal escritor parnasiano Humberto de Campos e toca sua empresa de comunicação e marketing Gentileza R.P.
Veja também as mais lidas do DT
Sua nova missão, ao lado de seu neto Theo é o projeto Vovó Legal. Juntos, eles lideram o Instagram @vovolegal.sp, no qual dão dicas para lá de legais de viagens e passeios em família.
Nessa entrevista da série “Mulheres que escrevem o turismo”, Patrícia contou mais sobre essa jornada e o papel feminino no Turismo. Confira:
Patrícia de Campos: “Mulheres que escrevem o Turismo”
DIÁRIO – Como surgiu a ideia de criar o @vovolegal.sp?
Patrícia: Vovó Legal surgiu em meio a pandemia, e a ideia inicial era fomentar as relações familiares. Principalmente naquele momento, em que muitas avós assumiram um papel importante na rede de apoio.
A importância da relação entre gerações foi outro ponto. Com o “corre corre” dos dias de hoje, a maior parte dos pais dedicam pouco – ou quase nenhum – tempo na formação das crianças. Menos ainda para o repasse de tradições e histórias familiares.
“Opções diferenciadas de viagens e passeios”
DIÁRIO – Qual o principal público do vovolegal.sp?
Patrícia: É fácil ver hoje pais viajando com os filhos e nos momentos em que eles não estão nas mãos dos recreadores, tem nas mãos um celular ou um tablet, viajando em um mundo virtual. Meu parceiro de viagem e passeios é meu neto Theo. Começamos quando ele tinha 4 anos e hoje, aos 7, ele é o grande âncora do @vovolegal.sp.
Hoje, além de incentivar viagens de pais com filhos, avós e netos, levamos aos nossos mais de 35 mil seguidores opções diferenciadas de viagens e passeios. Inclusive, que possam trazer para as crianças novos conhecimentos. Tanto que é fácil perceber a diferença do conhecimento geral que o Theo tem hoje em relação aos próprios colegas de classe.
“Sair do sofá e ter experiências mais ricas com os netos”
DIÁRIO – O @vovolegal.sp também é voltado para o público 60+?
Patrícia: O @vovolegal.sp incentiva também o público 60+ (do qual agora me incluo) a viajar mais. Saindo então do sofá e tendo experiências mais ricas com os netos.
Uma viagem encantadora
DIÁRIO – Qual viagem mais te marcou? Por quê?
Patrícia: Já fizemos várias viagens, mas a que mais me surpreendeu foi a que fizemos de ônibus para o Beto Carreiro. O Theo nunca tinha feito uma viagem tão longa de ônibus (fomos em uma excursão pela Squad Viagens), e sinceramente, pensei que fosse ter problemas com isso.
Muito pelo contrário: o Theo amou a viagem! Ele se encantou com o ônibus de dois andares e com travesseiro e manta que era oferecido. Dormiu surpreendente bem e aproveitou todos os momentos.
Patrícia de Campos: “Temos um olhar diferenciado”
DIÁRIO – Você acredita que o jornalismo de turismo, principalmente feito por mulheres, ajuda na inclusão e diversidade do setor?
Patrícia: Acredito sim que mulheres escrevendo sobre turismo tem um olhar diferenciado. Diferente do que pensam, nossa preocupação não são as compras (essas também – risos), mas a forma de atendimento, o acolhimento. Além do interesse cultural, etc. Um outro ponto é que acredito termos na área mais leitoras do que leitores. Principalmente quando a intenção é buscar sugestões, o que acaba buscando uma sinergia maior.
Não sei se tivesse um @vovôlegal, se ele iria fazer os programas que nós fazemos… Mas aposto que teriam muitos posts em estádios de futebol (risos). Taí uma experiência para eu viver com o Theo (risos). Aguardem!
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.