RETRÔ 2018 – Publicado dia 27 de julho
Comandando uma equipe multidisciplinar e comprometida menos com a figura do hóspede, mas mais com as pessoas, com os desejos, história e experiências do ser humano, Paulo Mancio está às vésperas do AccorHotels Design & Technical Summit 2018, um evento que sintetiza todos as tendências locais e globais do setor hoteleiro. “Nossa proposta é trazer um novo olhar para o segmento. Estamos quebrando paradigmas e conceitos ultrapassados, que visam apenas o hóspede”, diz em entrevista exclusiva ao DIÁRIO. Segundo Mancio, que é vice-presidente de Design e Construção da AccorHotels América do Sul, a indústria hoteleira deixará de ter apenas o papel de estabelecimentos comerciais e se transformará em espaços abertos para o público. “Por isso a AccorHotels está investindo em ambientes com pluralidade de uso e com muito mais design, arte e inovação em serviços“. Confira abaixo a entrevista completa concedida ao jornalista Paulo Atzingen:
DIÁRIO – A AccorHotels tem a expectativa e pretensão de dobrar a sua rede de hotéis até 2020. É possível acompanhar esse processo empreendedor, tendo o design e a arquitetura conceitual como premissas? Em outras palavras, números são uma coisa, projetos arquitetônicos e conceitos de design são outras. Como acompanhar?
Nós, da AccorHotels, acreditamos em um novo momento do mercado hoteleiro. Onde é preciso um novo olhar para a maneira de receber, entender e atender as pessoas. Sim, pessoas e não apenas os hóspedes. Afinal, o mundo mudou e o comportamento do público também. Por isso, estamos diante de um cenário disruptivo onde as experiências são o ponto central do sucesso ou não de um negócio. E seguindo esta premissa, estamos, cada vez mais, implantando projetos com design e inovação tecnológica, pois acreditamos que eles são elementos fundamentais para esta nova era da indústria hoteleira. Para isso, estamos fechando novas parcerias com arquitetos, designers de interesse e profissionais de toda a cadeia hoteleira. Tudo isso para proporcionar momentos inesquecíveis, seja na hora de fazer o check-in, de apreciar uma obra de arte ou degustar um bom vinho na companhia dos amigos.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Paulo, vocês realizam no próximo dia 28 de agosto o AccorHotels Design & Technical Summit 2018 reunindo legendas da arquitetura e do design, ao mesmo tempo discutindo novos padrões hoteleiros. Como sustentar um evento de proposta tão elevada em um país com grandes gargalos econômicos e à beira de uma eleição?
Apesar de estarmos na terceira edição do Design & Technical Summit já somos considerados o maior evento de transformação do setor hoteleiro. A nossa proposta é trazer um novo olhar para o segmento. Por isso, estamos quebrando paradigmas e conceitos ultrapassados, que visam apenas o hóspede. E ressalto, novamente, que o nosso foco são as pessoas. Ou seja, a indústria hoteleira deixará de ter apenas o papel de estabelecimentos comerciais e terão a função e características de espaços urbanos abertos para o público. Por isso, estamos investindo em ambientes com pluralidade de uso e com muito mais design, arte e inovação em serviços.
DIÁRIO – Na 3ª edição aumentou o número de produtos e serviços mais sustentáveis? Se sim, quais?
Sem dúvidas, o interesse e a inovação por produtos e serviços sustentáveis aumentaram consideravelmente. Na nossa percepção, adotar práticas de sustentabilidade não é uma questão de modismo ou de tendência, mas de responsabilidade com o meio ambiente e com as pessoas. Por isso, ela é um dos pilares do nosso planejamento global e sempre fez parte dos processos e procedimentos com foco na eficiência energética, preservação de recursos naturais, redução de impacto ambiental, entre outros. E isto começa na concepção do projeto, indiferente da sua nacionalidade.
DIÁRIO – Quais são os principais pilares que essa nova geração irá incluir na hotelaria para os próximos anos e como a rede hoteleira tem atendido as exigências dos novos consumidores?
Estamos em constante inovação e temos alguns pilares que fazem parte do nosso DNA. Design, sustentabilidade, inovação, tecnologia, food & beverage e originalidade. Tudo isso para atender o novo perfil de pessoas.
DIÁRIO – Fale de sua equipe, Mancio.
Temos uma equipe multidisciplinar, inquieta e sempre em busca de novas soluções. E mais do que isso, 100% comprometida com o negócio, ou seja, com as pessoas. E o sucesso dos nossos projetos e, até mesmo, do Design & Technical Summit é resultado da paixão que todos têm pelo que fazem todos os dias.
Quem é Paulo Mancio?
Paulo Mancio – sênior vice-presidente de Design e Construção da AccorHotels América do Sul
Engenheiro Civil formado pela Universidade de Engenharia de Mauá, com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CEAG), Paulo Mancio atua há mais de 15 anos na área de projetos da AccorHotels no Brasil, assim como no desenvolvimento técnico do Grupo na América Latina, tendo assumido a posição de SVP de Design e Construção para a América do Sul em 2013. É também professor do curso de pós-graduação em Arquitetura e Design de Interiores para o Mercado de Luxo, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC).
Reconhecido por implementar inovações e iniciativas pioneiras, no Brasil, Mancio é o responsável pela concepção e curadoria do AccorHotels Design & Technical Summit – Cutting Edge Hospitality. Em sua terceira edição (2018), é considerado um dos principais eventos voltados para o mercado de hotelaria. Com uma ampla programação de conteúdo, networking e premiações, reúne, anualmente, as principais lideranças do setor hoteleiro, profissionais do universo do design e da cadeia produtiva do segmento.
Ao longo de sua trajetória profissional participou de diversas conferências internacionais sobre hospitalidade nos EUA, na Europa e na Ásia. Implementou de cerca de 300 hotéis e, atualmente, possui um pipeline com mais de 180 empreendimentos hoteleiros sob a sua gestão executiva. O executivo também atuou na gestão de projetos e na construção de complexos hoteleiros pertencentes a redes globais, tais como: Melia, Staybrigde, Radisson, bandeiras Quality/Atlântica Hotels e Cinemark.