Perfis falsos utilizam nomes de hotéis e resorts conceituados para aplicar golpes

Continua depois da publicidade

Fazzenda Park Hotel recebe cada vez mais queixas de seguidores abordados por perfis fakes nas redes sociais.

EDIÇÃO DO DT com agências

O Fazzenda Park Hotel, reconhecido por ser um dos maiores hotéis fazenda do país, tem sofrido diariamente com reclamações de clientes e seguidores que encontram ou são contatados por alguns perfis fakes.

Veja também as mais lidas do DT

As redes sociais são ferramentas excelentes para perfis hoteleiros fazerem contato com seus clientes e hóspedes. Porém, o ambiente virtual pode ter algumas desvantagens, já que o número de perfis falsos usando o nome de grandes hotéis têm crescido cada vez mais. Essa tática é usada para conseguir dados financeiros de forma fácil e aplicar golpes nos usuários das redes. Entre outubro e novembro de 2020, o Facebook retirou do ar 1,3 bilhão de contas fakes da web.

Como relata o gerente comercial do Fazzenda, Antonio Coradini, muitos clientes têm procurado o hotel para informar que perfis falsos estão usando o Fazzenda para aplicar golpes. De acordo com Coradini, os hóspedes do hotel são alertados frequentemente sobre qual é verdadeiro perfil do local e sobre como podem fazer para encontrar as redes sociais de forma oficial. No final de janeiro, o hotel ganhou um novo site que disponibiliza um link direto o seu Instagram e redireciona os visitantes ao perfil verdadeiro, protegendo a sua rede de clientes.

Contas falsas: como identificar?

Existem algumas formas de identificar perfis falsos nas redes sociais. O primeiro passo é identificar o nome da conta. Usando o Fazzenda Park Hotel como exemplo, a conta oficial possui dois z’s (@fazzendaparkhotel) e em sua bio tem todos os dados com os contatos diretos com o resort. Essa técnica é bastante eficaz, já que o Instagram não autoriza duas contas com o mesmo “arroba”. Ainda nessa área, underlines, pontos e travessões costumam ser bastante suspeitos, já que empresas usam os nomes inteiros, sem muitos caracteres diferenciados.

Outro ponto a ser observado é a quantidade de seguidores. Normalmente, páginas fakes possuem poucos seguidores em relação a conta oficial. As falsas têm, em média, entre 500 a mil seguidores. O Fazzenda possui hoje 189 mil seguidores em sua conta oficial. E assim como a falta de seguidores pode tornar a conta suspeita, ficar de olho nas curtidas e comentários também é importante.

Pesquisar o nome da empresa no Google é outra forma de descobrir detalhes. Após identificar que a conta é falsa, a primeira coisa a ser feita é denunciar o perfil diretamente pela rede. Em alguns dias, após verificação, a conta será banida da plataforma. Caso o banimento não aconteça, a melhor opção é avisar a empresa do que está acontecendo. Assim, o hotel pode recorrer a um boletim de ocorrência.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade