Peru se prepara para festa sagrada e carnaval

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO com agências –

A cidade de Puno, nas margens do Lago Titicaca, se torna a capital folclórica do Peru durante as duas primeiras semanas de fevereiro. Quarenta mil dançarinos e músicos de aproximadamente 170 grupos de 13 províncias celebrarão a Fiesta de la Virgen de la Candelaria, uma das maiores festividades religiosas dos Andes peruanos.

Um dos dias mais importantes do festival é a quinta-feira, 8 de fevereiro, quando se celebra a Missa Solene da Oitava e a procissão em honra à Santíssima Virgem da Candelária, acompanhada de conjuntos de danças nativas (em trajes típicos e nativos) e a tradicional montagem de tapetes de flores. O domingo, 11 de fevereiro, é outra data importante, pois é realizado o Concurso de Danças em Trajes de Luz, em homenagem à Santíssima Virgem da Candelária. Nos dias 12 e 13 do mesmo mês, grupos de dançarinos e músicos desfilam pelas principais ruas da cidade de Puno.

Vale destacar que existem três eixos que caracterizam a festa. O primeiro, uma grande devoção religiosa mantida há séculos e que se tornou uma das manifestações religiosas mais impressionantes da América.

Veja também as mais lidas do DT

O segundo é a música e a dança: os grupos participantes ensaiam em toda a cidade de Puno e isso permite uma convivência igualitária e intercultural entre crianças, jovens e adultos. Como exemplo, podemos nomear ao ‘Barrio del sikuris Mañazo’, um dos grupos de dança mais antigos e representativos do festival, com mais de 120 anos de atividade.

O terceiro eixo é a elaboração dos trajes para os grupos de dançarinos. Este aspecto permite aos jovens transmitir tradições, técnicas, padrões e símbolos de geração em geração.

Desde 2014, o festival faz parte da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).

Carnaval peruano

Assim como no Brasil, o carnaval é uma manifestação cultural muito forte e representativa no Peru. Todas as regiões do país celebram o carnaval, nos meses de fevereiro ou março (de acordo com o calendário religioso), durante várias semanas, com festejos nas ruas, bailes, celebrações, músicas, danças, desfiles de carros alegóricos, além da gastronomia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade