Segundo o último ranking do Country RepTrack® 2019, elaborado pelo Reputation Institute, o Peru avançou duas posições, chegando ao topo entre os países latino-americanos. Nesta avaliação, o Peru ficou na posição 25, com 62,2 pontos a nível global, o que representou um aumento de 2,2 pontos em relação ao ano anterior, colocando o país acima de nações como México, Brasil, Argentina, Colômbia e Chile. As informações foram divulgadas pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo), que comemora os excelentes resultados e destaca o desempenho do país nos recentes estudos de reputação e imagem país.
EDIÇÃO DO DIÁRIO e agências.
Paralelamente, o estudo Índice de País realizado pela britânica Future Brand mostra que o Peru avançou 12 posições (do 49º ao 37º lugar) e, juntamente com outros quatro países (Eslováquia, Romênia, Hungria e Turquia), forma o grupo de países emergentes que mostrou progresso mais rápido desde 2014, quando a pesquisa foi realizada pela última vez.
Veja também as mais lidas do DT
O ministro do Comércio Exterior e Turismo do Peru, Edgar Vásquez, destacou que estas conquistas da estratégia de promoção do país “devem nos encher de orgulho e nos incentivar a trabalhar mais pelo Peru, impulsionar nossas exportações, continuar atraindo investimentos e mais turistas internacionais, o que contribui para a economia do Peru em benefício de todos os peruanos”.
Peru: líder na América Latina
No estudo ampliado do Country RepTrack® 2019, na avaliação realizada entre os países em nossa região, o Peru apresentou um crescimento em reputação de 3,7, atingindo 57,3 pontos.
Segundo a Future Brand, na América Latina, o Peru está em segundo lugar, superado apenas pela Argentina. Conforme destacou o diretor geral da Future Brand Latin America, Gustavo Koniszczer, “hoje, o Peru é um dos novos BRICS. Junto com Eslováquia, Hungria, Turquia e Romênia, países que aumentaram entre 12 e 24 lugares cada um, está entre as próximas nações ‘que devem ser visitadas'”.
Dados
O Country RepTrack® 2019 mede a admiração, estima, confiança e boa impressão que um país causa em relação aos outros. Com isso, elabora um ranking de 55 países com o PIB mais elevado, por meio de pesquisas realizadas com cidadãos do antigo G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia).
No estudo se destaca que nas atividades de apoio que fortalecem a reputação do Peru entre os antigos países do G8 seria recomendado ao Peru: “ser visitado” (+4 pontos em comparação com 2018), “para organizar e participar de eventos” (+5.1 pontos ), “para comprar produtos ou serviços” (+2,3 pontos) ou “para investir” (+2,2 pontos).
O estudo da Future Brand foi realizado por meio de pesquisas com 2.500 pessoas de 75 países; cada entrevistado classificou sete países. Essas pessoas viajaram ao exterior pelo menos uma vez no ano passado.