Por Paulo Atzingen
Uns dos endereços mais charmosos de São Paulo, a antiga residência de dona Veridiana Prado (construída em 1880) e atualmente o Iate Clube de Santos, foi o local escolhido pela Promperu para o lançamento da Peru Week 2015. “É um evento que traz a força de nossa gastronomia ao mercado brasileiro. É uma forma de intensificar a presença da cultura e dos valores peruanos junto ao público consumidor brasileiro e, principalmente incentivar turistas que visitem o nosso país”, afirmou ao DIÁRIO, Milagros Ochoa, representante do escritório Comercial do Peru no Brasil.
Inúmeras autoridades públicas e privadas prestigiaram o evento, no entanto, o DIÁRIO conversou com os personagens principais da festa. O primeiro, o chef Viko Tangoda, responsável pelo menu da noite e, a segunda, a cantora Adriana Mezzadri, que trouxe a alma peruana traduzida em canções andinas.
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“Minha experiência vem de uns 10 anos atrás quando visitei o Peru e a partir do meu contato com a Milagros. Hoje a base da cozinha são os milhos, os grãos, as pimentas e as batatas, com predominância das pimentas.”, afirmou o chef Tangoda ao DT.
Menu degustação
Viko adiantou ao DIÁRIO o menu-degustação da noite, preparado para 350 convidados. “Criamos várias preparações, ricas em texturas, sabores e cores. Dentre os pratos frios, apresentamos as tartaletas de aspargos com queijo parmesão; os pratos quentes como bolitas crocantes de pescado com salsa nikkey de soja e gengibre, wantanes de chancho (porco) com salsa picante. Já os pratos principais, um jantarzinho, apresentamos as cumbucas com ceviche, aji de galinha, quinoto de queijo (risoto de quinoa e queijo)”, enumerou, em entrevista exclusiva, concedida no sub-solo da casa principal do Iate Clube de Santos.
Viko lembrou que a cozinha peruana tem uma grande influência da comida japonesa. “Temos um prato chamado wantanes de chancho (carne de porco), que tem tudo da cultura gastronômica do Japão”, afirmou.
O chefe Tangoda lembrou que já participou de outros festivais de comida peruana e sempre foi um sucesso. “A cozinha peruana além de estar na moda é uma comida muito saborosa, de fato. Souberam juntar os ingredientes da comida tradicional andina com alguns ingredientes da cultura asiática sem perder as características. O peruano valoriza muito a sua cultura, a sua essência gastronômica. Por isso tem aumentado muito o número de restaurantes peruanos no Brasil“, afirmou.
Música
A cantora Adriana Mezzadri, filha de pai brasileiro e mãe peruana foi outro destaque da noite. Acompanhada de seis músicos ela emocionou o público cantando músicas de praticamente todas as regiões do Peru. “É prazeroso saber que posso expressar com minha voz as experiências de várias regiões do Peru, além de Machu Picchu e Lima, os lugares mais conhecidos. O Peru tem lugares espetaculares que mal imaginamos”, disse.
Adriana veio acompanhada de seis músicos (brasileiros e peruanos) que trouxeram os instrumentos típicos da música peruana como o Cajon, o charango e as flautas andinas (a antara e a zamponha).
O trabalho de Adriana ficou muito conhecido como cantora e produtora por meio de trilhas sonoras da TV Globo, como a novela O Clone (Marcas de Ayer – composição dela) e Casa de Sete Mulheres (Sete Vidas música de Marcos Vianna).
Peru Week 2015
Organizada pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e Escritório Comercial do Peru no Brasil, é a principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no mercado brasileiro. A Peru Week, que está em sua 3ª edição, começou nesta quinta-feira (22 de outubro) e vai até dia 08 de novembro, em várias cidades de 14 estados brasileiros. Durante 18 dias, 24 restaurantes peruanos vão elaborar menus especiais e 53 operadoras de turismo vão oferecer viagens ao Peru a preços exclusivos.
Peru Week 2015: https://www.peru.travel/peruweekbrasil/