Sem chegar a acordo, Air France ameaça cortar 2,9 mil empregos

Continua depois da publicidade

A direção da Air France, submetida à pressão de uma greve nesta quinta-feira (22) que não se traduziu em anulação de voos, reiterou na sexta-feira (23) sua ameaça de cortar 2,9 mil empregos se não chegar a um acordo antes do fim do ano com os funcionários que permita aumentar a competitividade da empresa.

O presidente-executivo da companhia aérea francesa, Frédéric Gagey, comunicou aos representantes dos trabalhadores que, aconteça o que acontecer, ano que vem o elenco será reduzido em mil postos mediante saídas voluntárias, essencialmente pré-aposentadorias.

A empresa já havia anunciado o plano de corte no último dia 5, o que provocou uma violenta reação de um grupo de trabalhadores contra os dirigentes que foram ao encontro com os sindicatos e que saíram com suas camisas totalmente rasgadas, em imagens que deram a volta ao mundo.

Veja também as mais lidas do DT

O responsável executivo da companhia aérea se negou a qualificar sua proposta de chantagem e argumentou que a Air France “está submetida a uma forte concorrência”.

A greve convocada por quatro dos grandes sindicatos da companhia não teve impacto na atividade da companhia. Nenhum dos 994 voos programados para hoje foram cancelados, disse um porta-voz, e só foram constatados “ligeiros atrasos” em poucas rotas.

“Não podemos aceitar a violência como meio para resolver um problema, seja ele qual for”, acrescentou Gagey.

Na frente sindical, Miguel Fortea, secretário-geral da Confederação Geral do Trabalho (CGT) da Air France, se queixou de, apesar das explicações dadas pela direção, “continuarem na mais absoluta escuridão”, porque não receberam informações detalhadas sobre quais grupos seriam afetados pelos cortes.

François Dimino, representante de Força Operária (FO), denunciou as constantes exigências da empresa: “Já basta, já basta que nos peçam esforços”. (EFE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade