Peru Week 2015 começa e destaca a cultura gastronômica e musical

Continua depois da publicidade

Por Paulo Atzingen

Uns dos endereços mais charmosos de São Paulo, a antiga residência de dona Veridiana Prado (construída em 1880) e atualmente o Iate Clube de Santos, foi o local escolhido pela Promperu para o lançamento da Peru Week 2015. “É um evento que traz a força de nossa gastronomia ao mercado brasileiro. É uma forma de intensificar a presença da cultura e dos valores peruanos junto ao público consumidor brasileiro e, principalmente incentivar turistas que visitem o nosso país”, afirmou ao DIÁRIO, Milagros Ochoa, representante do escritório Comercial do Peru no Brasil.

Uma das bases da culinária peruana é o milho
Uma das bases da culinária peruana é o milho

Inúmeras autoridades públicas e privadas prestigiaram o evento, no entanto, o DIÁRIO conversou com os personagens principais da festa. O primeiro, o chef Viko Tangoda, responsável pelo menu da noite e, a segunda, a cantora Adriana Mezzadri, que trouxe a alma peruana traduzida em canções andinas.

Veja também as mais lidas do DT

Minha experiência vem de uns 10 anos atrás quando visitei o Peru e a partir do meu contato com a Milagros. Hoje a base da cozinha são os milhos, os grãos, as pimentas e as batatas, com predominância das pimentas.”, afirmou o chef Tangoda ao DT.

O chef Viko Tangoda e sua equipe que preparou o menu da noite para 350 convidados
O chef Viko Tangoda e sua equipe que preparou o menu da noite para 350 convidados

Menu degustação

Viko adiantou ao DIÁRIO o menu-degustação da noite, preparado para 350 convidados.  “Criamos várias preparações, ricas em texturas, sabores e cores. Dentre os pratos frios, apresentamos as tartaletas de aspargos com queijo parmesão; os pratos quentes como bolitas crocantes de pescado com salsa nikkey de soja e gengibre, wantanes de chancho (porco) com salsa picante. Já os pratos principais, um jantarzinho, apresentamos as cumbucas com ceviche, aji de galinha, quinoto de queijo (risoto de quinoa e queijo)”, enumerou, em entrevista exclusiva, concedida no sub-solo da casa principal do Iate Clube de Santos.

Viko prepara alguns canapés que foram servidos na noite de lançamento da Peru Week 2015
Viko prepara alguns canapés que foram servidos na noite de lançamento da Peru Week 2015

Viko lembrou que a cozinha peruana  tem uma grande influência da comida japonesa. “Temos um prato chamado wantanes de chancho (carne de porco), que tem tudo da cultura gastronômica do Japão”, afirmou.

O chefe Tangoda lembrou que já participou de outros festivais de comida peruana e sempre foi um sucesso. “A cozinha peruana além de estar na moda é uma comida muito saborosa, de fato. Souberam juntar os ingredientes da comida tradicional andina com alguns ingredientes da cultura asiática sem perder as características. O peruano valoriza muito a sua cultura, a sua essência gastronômica. Por isso tem aumentado muito o número de restaurantes peruanos no Brasil“, afirmou.

Música

A cantora Adriana Mezzadri, filha de pai brasileiro e mãe peruana foi outro destaque da noite. Acompanhada de seis músicos ela emocionou o público cantando músicas de praticamente todas as regiões do Peru. “É prazeroso saber que posso expressar com minha voz as experiências de várias regiões do Peru, além de Machu Picchu e Lima, os lugares mais conhecidos. O Peru tem lugares espetaculares que mal imaginamos”, disse.

Adriana veio acompanhada de seis músicos (brasileiros e peruanos) que trouxeram os instrumentos típicos da música peruana como  o Cajon, o charango e as flautas andinas (a antara e a zamponha).

A cantora Adriana Mezzadri, filha de pai brasileiro e mãe peruana foi um dos destaques da noite
A cantora Adriana Mezzadri, filha de pai brasileiro e mãe peruana foi um dos destaques da noite

O trabalho de Adriana ficou muito conhecido como cantora e produtora por meio de trilhas sonoras da  TV Globo, como a novela O Clone (Marcas de Ayer – composição dela) e Casa de Sete Mulheres (Sete Vidas música de Marcos Vianna).

Cecília Valle de Seminário e Francieli: Culinária Típica Peruana, presentes na abertura da Peru Week
Cecília Valle de Seminário e Francieli: Culinária Típica Peruana, presente na abertura da Peru Week

Peru Week 2015

Organizada pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e Escritório Comercial do Peru no Brasil, é a principal campanha de promoção do turismo e da gastronomia do Peru no mercado brasileiro. A Peru Week, que está em sua 3ª edição, começou nesta quinta-feira (22 de outubro)  e vai até dia 08 de novembro, em várias cidades de 14 estados brasileiros. Durante 18 dias, 24 restaurantes peruanos vão elaborar menus especiais e 53 operadoras de turismo vão oferecer viagens ao Peru a preços exclusivos.

Peru Week 2015: https://www.peru.travel/peruweekbrasil/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade