Na pesquisa, 56% dos adultos entrevistados no Brasil planejam viajar domesticamente nesta temporada de festas, enquanto 12% planejam viajar para o exterior. A pesquisa global contou com mais de 13 mil adultos em 9 países e também traz informações sobre compras aqui no País neste final de ano.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Embora indicadores iniciais mostrem que as pessoas estão se sentindo um pouco mais festivas para a temporada de férias de 2021 do que estavam em 2020, preocupações relacionadas com a pandemia de Covid-19 estão atrapalhando o retorno da tradicional temporada de compras e sinalizando maior alocação do orçamento familiar em viagens e atividades locais, de acordo com as descobertas do novo estudo global de consumo, lançado pelo Instituto for Business Value (IBV) da IBM (NYSE: IBM).
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A pesquisa global¹ com mais de 13.000 adultos em 9 países, incluindo México e Brasil, descobriu que enquanto o aumento das taxas de vacinação aliviou as restrições, muitas das pessoas ainda estão considerando cuidadosamente a segurança da socialização, compras e viagens, e muitos dos entrevistados fazendo escolhas com cautela.
“De certa forma, os desafios enfrentados pelas marcas e varejistas em 2021 são mais complexos do que aqueles enfrentados pela indústria quando a pandemia começou. Consumidores se tornaram mais “tecnológicos”, pesquisando mais a cada compra e enfatizando mais a experiência. Com a contínua evolução desse comportamento e do “landscape” de competidores, aqueles com melhor adaptabilidade e maior poder de inovação terão mais chance de prevalecer”, disse Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting, América Latina. “É necessário ter uma mentalidade de uma transformação digital contínua e utilizar automação, AI, blockchain e tecnologias de nuvem híbrida a favor da experiência do consumidor”.
Os resultados mais importantes da pesquisa incluem:
Hora das compras para a temporada de férias
- Globalmente, o orçamento para as compras de fim de ano ainda estão 13% abaixo do que estavam em 2019, entretanto, eles aumentaram 30% ano a ano, e no Brasil o aumento foi de 18%. Também, 80% dos consumidores no Brasil disseram que vão às compras neste final de ano.
- O maior aumento por faixa etária globalmente é entre os Millennials (36%).
- Mais de um em cada quatro adultos entrevistados começaram a comprar em setembro ou antes. O dobro de pessoas planeja começar em outubro se comparado com o ano passado. No Brasil, 21% dos adultos entrevistados começaram a comprar ou planejar as compras em outubro, enquanto 59% irão fazer entre novembro e dezembro.
- Existem vários motivos pelos quais os consumidores começaram suas compras de Natal mais cedo – algumas pessoas podem estar preocupadas que os presentes que eles querem comprar estejam esgotados, e alguns podem estar preocupados com atrasos no envio devido a problemas na cadeia de suprimentos ou talvez haja outro bloqueio pela variante da COVID-19.
Compras online na liderança
- Enquanto existe uma demanda notável para produtos locais e comerciantes, as compras online mantém sua posição de liderança neste período de festas. Essa estatística é notável quando comparado com os dados de fevereiro do IBVque apontou que 73% dos consumidores querem ou esperam retornar aos shoppings depois que eles forem vacinados. Em vez disso, 43% dos consumidores dizem que planejam comprar produtos online e apenas 36% dizem que planejam comprar produtos em lojas físicas. No Brasil, compra online é o método mais escolhido neste ano (41%), seguido de perto por lojas físicas (40%), onde as lojas próximas são favorecidas.
- Em relação ao setor em que os adultos entrevistados planejam gastar seu orçamento nessa temporada de final de ano no Brasil: Alimentos e Bebidas (35%), Roupas (13%) e Calçados e Acessórios (8%), são os 3 primeiros.
Viagens de férias e experiências / atividades em ascensão
- De acordo com a pesquisa, em relação a viagens este ano elas representam uma parcela maior do orçamento de férias em geral, subindo de 5,7% em 2020 para 8,2%. No Brasil o salto foi de 6,2% em 2020 para 8,3% esse ano.
- 56% dos adultos entrevistados no Brasil planejam viajar domesticamente nesta temporada de festas, enquanto 12% planejam viajar para o exterior.
- No Brasil, 37% dos respondentes disseram que planejam viajar para ver família e amigos durante as festas de final de ano em comparação com 25% no ano passado.
- Além disso, passeios e atividades locais no Brasil – jantar fora ou ter experiências como ir a um museu, por exemplo – terá um aumento em 2021 e representará 8,4% do orçamento, ante 7,1% no ano anterior.
- Consumidores brasileiros também afirmaram que farão trabalho voluntário (35%) e doarão para instituições de caridade (51%).
Consumidores continuam se importando com a sustentabilidade
- A maioria dos consumidores estão considerando a sustentabilidade durante esta temporada e eles estão tomando ações para ajudar a reduzir seus impactos ambientais, tanto em suas compras quanto em atividades típicas de férias.
- 85% dos consumidores no Brasil estão considerando a sustentabilidade para as compras: decidir onde eles irão passar a temporada de férias (78%), para planejar um evento (76%), escolher uma marca (70%), selecionar um modo de transporte (70%) e escolher um restaurante (62%).
- Entre as ações que pretendem realizar para reduzir seus impactos ambientais nesta temporada no Brasil: 60% querem evitar plásticos descartáveis, 39% planejam comprar mais produtos cultivados localmente e 37% comprar de marcas que lhes dão mais visibilidade sobre a origem dos produtos estão entre os 3 primeiros da lista.
¹Metodologia IBV Study
O IBM Institute for Business Value entrevistou mais de 13.000 adultos através de nove países (Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos) para entender melhor as preocupações dos consumidores em relação à pandemia e Covid-19 e o impacto em como as pessoas planejam celebrar a temporada de férias – como isto pode afetar suas perspectivas em uma série de questões, incluindo gastos de varejo, viagens e participação em eventos futuros. O estudo completo está disponível aqui .
Sobre o IBM Institute for Business Value
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