(Edição do DT com agências)
Uma pesquisa realizada pela SITA, provedora de TI para a indústria aérea, mostra que os passageiros do Reino Unido estão entre os maiores usuários de tecnologia com o objetivo de administrar a jornada aérea. Quando se trata de reservar o voo, 94% dos ingleses utilizam as opções de autoatendimento e 70% realizam o check-in através de um aparelho móvel, computador ou quiosque, contra 57% em nível mundial.
Uma das razões para a maior utilização de tecnologias de autosserviço entre os passageiros do Reino Unido, em comparação com as médias globais, pode estar relacionada ao fato de que uma maior proporção dos entrevistados do Reino Unido havia voado em companhias aéreas de baixo custo. Nas etapas de check-in e reserva de voos, 90% dos passageiros avaliam a experiência positivamente.
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A pesquisa que apesar dos passageiros britânicos se mostrarem satisfeitos em utilizar tecnologia, a maioria (62%) se considera “planejador cuidadoso”, que gosta de levar os documentos impressos e da interação com os agentes aeroportuários para confirmar que tudo está no caminho certo e de acordo com o planejado.
Além de serem planejadores cuidadosos, os ingleses, segundo o levantamento, estão dispostos a pagar mais por serviços que irão melhorar a sua experiência de viagem.
No topo da lista de serviços que os passageiros britânicos gostariam está o envio de informações sobre a viagem para seus celulares. Por exemplo, 61% gostariam de receber o status do voo e alertas, enquanto 52% também desejam receber informações sobre o recolhimento da bagagem, em qual esteira está e quanto tempo vai demorar para a mala chegar.
O computador ainda é a ferramenta mais popular entre os viajantes do Reino Unido, com 76% utilizando um site para reservar os voos, em comparação com a média global de 62%. O check-in online é o número um para os passageiros ingleses – 49% utilizam, uma taxa consideravelmente mais alta do que a média mundial, que é de 28%. No entanto, o check-in via aparelhos móveis, disponibilizado há menos tempo, cresce rapidamente e já é a segunda opção de check-in mais popular, com 11% dos passageiros britânicos utilizando-o. O check-in realizado nos quiosques dos aeroportos está em terceiro lugar (10%).
O levantamento foi realizado com 309 passageiros que frequentam nove aeroportos internacionais em todo o Reino Unido e representam 83% do tráfego aéreo do país. Também incluiu entrevistas e observações de passageiros nos aeroportos ingleses para avaliar como se relacionam com a tecnologia.
Mais detalhes sobre a pesquisa da SITA sobre os passageiros ingleses podem ser encontrados neste link.
O Auto-Atendimento nos Aeroportos é válido. A Tecnologia no Brasil “esbarra” no alto custo de ser internauta. Quando foram lançados os pacotes de dados da internet e o seu alto custo, Chico Pinheiro ponderou naquela ocasião, de que somos orientados a usar os sites, como no caso dos serviços da Receita Federal e, tendo a novidade da modalidade de prestação de serviço de internet.