Pente fino do Procon autua e multa hotéis no Rio de Janeiro (veja quais)

Continua depois da publicidade

Dezenove hotéis foram fiscalizados e 14 deles autuados no Centro e na Zona Sul, durante a Operação Coubertin, nesta terça-feira (13), que foca em ações voltadas para as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Os fiscais do Procon Estadual também descartaram 29kg e 660g de alimentos impróprios ao consumo. As informações são do jornal Manchete Online, do Rio de Janeiro.

Nenhum dos hotéis autuados possuía o cartaz “Diga não ao turismo sexual”, obrigatório por lei. Cinco estabelecimentos não possuíam nenhum quarto adaptado para pessoas com necessidades especiais. Além de item obrigatório por lei, a ausência destes quartos demonstram uma falta de preparo destes estabelecimentos hoteleiros para receber um evento como os Jogos Paralímpicos.

Os cerca de 30 kg de alimentos impróprios ao consumo foram encontrados em um hotel de Copacabana (Windsor Plaza) e em três hotéis do Centro – Hotel São Francisco, Hotel OK e Hotel Atlântico Business.

Veja também as mais lidas do DT

Os hotéis São Francisco, localizado na Rua Visconde de Inhaúma, no Centro e o Ibiza Copacabana, na Rua Belford Roxo, deverão apresentar o Certificado do Corpo de Bombeiros em 48 horas na sede do Procon Estadual.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Hotel Rondônia Palace, no Flamengo; Apa Hotel Copacabana; Imperial Hotel e Escorial Rio Hotel, no Catete; Windsor Asturias Hotel e Hotel Itajubá, no Centro.

Balanço da Operação Coubertin

1- Windsor Plaza (Av. Princesa Isabel, 263): Ausência de cartaz dizendo ser proibida hospedagem de crianças desacompanhadas de responsáveis; cartaz do Disque 151 e cartaz do “diga não ao turismo sexual”. Vencidos: 920g de maçã ao vinho; 2kg e 200g de pudim; 750 g calda de vinho; 1kg e 800g de brigadeirão; 690g de massa folhada.

2 – Mercure (Rua da Passagem, 39 – Botafogo): Ausência de cartaz de “Diga não ao turismo sexual”. Ausência de cartaz informativo contra a prostituição e a exploração sexual de criança e adolescente. Certificado de potabilidade da água vencido, prazo de 15 dias para apresentar o certificado atualizado. Ausência de acessibilidade no quarto “adaptado”. Ausência de cartaz falando sobre crimes e penas da exploração sexual infantil.

3 – Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95 – Centro): Produtos sem especificação: 2kg e 400g de queijo parmesão; 1kg de champignon; 1kg e 500g de tomate seco; 700 g capeletti de ricota; 1kg e 500g de linguiça calabresa; 1kg e 200g de presunto; 300g de queijo ralado; 900g de queijo prato. Ausência do cartaz “diga não ao turismo sexual”; cartaz quanto a proibição da prostituição de criança e adolescentes; cartaz sobre crimes e penas quanto exploração sexual infantil; folhetos explicativos sobre prevenção da aids e fornecimento de preservativo. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros, devendo apresentar em 48 horas; certificado de potabilidade da água, devendo apresentar em 15 dias;  Livro de Reclamações e ficha da hospedagem de criança e adolescente. Lixeira da cozinha com acionamento de pedal quebrado.

4 – Ibiza Copacabana (Rua Belford Roxo, 250): Ausência de cartaz do Disque 151 e de cartaz “diga não turismo sexual”. Não disponibiliza a venda preservativo feminino. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros, devendo apresentar em 48 horas.

5 – Augusto’s Paysandú (Rua Paissandu, 23 – Flamengo): Ausência de ficha de identificação de criança e adolescente; de cartaz de “Diga não ao turismo sexual”; de cartaz informando ser proibida a hospedagem de criança ou adolescente, salvo se autorizado ou acompanhado pelos pais ou responsáveis. Ausência de quarto adaptado e rampa de acesso. Problemas na cozinha: ausência de tela, azulejo quebrado, lixeira sem pedal, sujeira e gordura. Prazo de 15 dias para melhoras.

6 – Real Palace Hotel (Rua Duvivier, 70): Ausência de quartos adaptados para pessoas com necessidades especiais; cartaz diga não a exploração sexual.

7 – Copacabana Mar Hotel (Rua Ministro Viveiro Castro, 155 – Copacabana): Ausência de cartaz “Diga não ao turismo sexual”; de cartaz do Disque 151. Não disponibiliza a venda preservativo feminino.

8 – Ibis Copacabana (Rua Ministro Viveiros de Castro, 134): Ausência de fornecimento de preservativo feminino. Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”.

9 – Hotel OK (Rua Senador Dantas, 24): Produtos vencidos: 200 g de salame; 100 g de muçarela; 100 g de queijo prato; 2 kg presunto. Sem especificação de validade: 2 kg molho de salsicha; 1 kg de blanquet; 1kg e 500g de queijo. Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”; folhetos explicativos sobre prevenção da AIDS e fornecimento de preservativo; cartaz do Disque Denúncia 180, da violência contra a mulher. Lixeira da cozinha com acionamento de pedal quebrado.  Sem quarto adaptado.

10 – Hotel Bandeirante (Rua Barata Ribeiro, 548): Ausência de certificado de potabilidade da água; do cartaz “diga não a exploração sexual” e do Livro de Reclamações. Sem quarto adaptado.

11 – Hotel Atlântico Business (Senador Dantas, 25): Produtos vencidos: 500g de mostarda;  400g de cardamomo; 1kg e 400g de champignon; 1kg e 500g de recheio de canelone; 1kg de tomate seco. Sem especificação: 900g de maionese; 600g de champignon; 600g de mostarda. Ausência de cartaz “diga não ao turismo sexual”; de folhetos explicativos sobre prevenção da AIDS e fornecimento de preservativo; de cartaz do Disque Denúncia 180, da violência contra a mulher; de proibida hospedagem de criança e adolescente, salvo acompanhado ou autorizado pelo responsável; de cartaz informativo contra prostituição e exploração sexual de criança e adolescente; de cartaz do Disque 151; do CDC para consulta e do preço das diárias. Lixeira da cozinha com acionamento de pedal quebrado.

12 – Novo Hotel Rio de Janeiro (Av. Marechal Câmara, 300 – Gloria): Ausência de cartaz “diga não a exploração sexual ”; de ficha de menor; de tabela de preço; de folheto explicativo da AIDS; Livro de Reclamações com registro de 03/01 não informado ao Procon. Não há fornecimento de preservativos.

13 – Ibis (Av. Marechal Câmara, 280 – Glória): Não há fornecimento de preservativos.

14 – Granada Hotel (Gomes Freire, 530): Ausência de cartaz do Disque Denúncia 180, da violência contra a mulher; de cartaz “diga no ao turismo sexual ”; de cartaz proibição da hospedagem de crianças desacompanhada; de folheto explicativo da AIDS e fornecimento de preservativos; de cartaz do Disque 151; de ficha de menores hospedados; preços da hospedagem exposto. Livro de reclamações com registros das datas 14/04, 12/05 e 26/06 não enviados ao Procon Estadual. (Manchete OnLine)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade