domingo, junho 1, 2025
InícioEconomia do turismoPesquisa Mercado de Eventos Associativos é apresentada no 8º...

Pesquisa Mercado de Eventos Associativos é apresentada no 8º Expo Fórum Turismo de Raí­zes, em São Paulo

Rodrigo Cordeiro, Curador da Plataforma Eventos Associativos, apresentou a 2ª edição da “Pesquisa Mercado de Eventos Associativos” durante 8º Expo Fórum Turismo de Raízes: Origens e Destinos realizado pelo Visite São Paulo Convention Bureau em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. O evento acontece nesta terça-feira (3), na capital paulista.

Por Paulo Atzingen, de São Paulo

A pesquisa foi apresentada durante o 8º Expo Fórum Turismo de Raízes: Origens e Destinos realizado pelo Visite São Paulo Conventions Bureau

Segundo Cordeiro, o objetivo da pesquisa é mapear as tendências, desafios e oportunidades dos eventos associativos muito estratégico para o desenvolvimento de negócios, conhecimento e inovação.

“A partir dos resultados desta pesquisa é possível fornecer dados valiosos que contribuam para a tomada de decisões mais assertivas e para a consolidação do mercado de eventos associativos no país”, afirmou o executivo..

Ele adiantou alguns dados de sua pesquisa como as dimensões dos temas, como estrutura da pesquisa, o aspecto regional, os associados e o tipo de financiamento da pesquisa e citou a metodologia das entidades consultadas e respondentes.

“Nossos números médios são 2.041,88 associações, realizamos uma média de 20 eventos por ano, com a participação média de visitantes de 4.384 e uma média de 82 expositores”, pontuou.

8º Expo Fórum - Rodrigo Cordeiro durante a palestra “Pesquisa: O mercado de eventos associativos no Brasil”
8º Expo Fórum – Rodrigo Cordeiro durante a palestra “Pesquisa: O mercado de eventos associativos no Brasil”

Outubro é o melhor mês

Segundo o executivo, outubro é o mês que mais as entidades realizam eventos. “Além de outubro, os meses de Maio e Novembro são os mais aquecidos”, pontuou. Em contrapartida, a baixa acontece em janeiro, fevereiro e dezembro.

Pouca mídia social

Segundo a nova pesquisa, que será lançada agora em dezembro, 87% das entidades respondentes não rentabilizam com as novas tecnologias. “Embora as mídias sociais estão presentes em 90% das associadas, a maioria delas não as utilizam para gerar capital”, ponderou.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque