Um levantamento feito pelo site AlugueTemporada revelou os destinos favoritos dos viajantes que navegam pelo portal. O resultado provou que a combinação sal e sol é a preferida para os momentos de lazer em grupo e em família: nos últimos 12 meses, as 10 cidades brasileiras mais requisitadas por viajantes que buscam hospedagem em imóveis ao invés de hotéis (em geral, famílias e grupos de amigos) são todas litôraneas.
O site analisou os contatos que os viajantes fazem com os proprietários de imóveis. O Rio de Janeiro lidera o ranking, com 11,5% de todos os contatos no último ano em todo o Brasil. Em seguida, o litoral paulista mostra seus encantos e aparece em seis das 10 primeiras posições da lista. Ubatuba, no litoral paulista, é a segunda colocada, com 7,8%, seguida das também paulistas Guarujá (6,9%) e São Sebastião (6,4%). Na quinta posição aparece a representante do litoral sul do país, Florianópolis-SC, com 4,4%. Bertioga-SP (3,6%), Búzios (3,6%), Cabo Frio (3,5%), Praia Grande-SP (3,4%) e Ilhabela-SP (2,0%) completam o ranking.
O presidente do site AlugueTemporada, Nicholas Spitzman, destaca que as cidades da lista são exemplos de lugares onde mais e mais proprietários estão vendo oportunidades de ganhar mais dinheiro com seus imóveis através do aluguel por temporada.
“O aluguel por temporada tende a estar mais ligado às práticas de precificação do turismo do que as do mercado imobiliário”, diz o executivo. “Sua dinâmica acompanha os períodos de alta e baixa temporada e épocas de pico, como o Carnaval, por exemplo.” Spitzman explica que, comparado com o aluguel de longo prazo, que ajusta o preço somente pelo IGPM anualmente, o preço do aluguel por temporada segue mais fielmente a demanda e oferta daquele local, com preços alterados com mais frequência.
MVB



