Pesquisa revela que 13% dos brasileiros já sofreram algum golpe em viagem

Continua depois da publicidade

Golpes em viagem, quem ainda não levou o seu? Sites maliciosos e de baixa reputação levam a roubo digital e furto de dados

A França, e especificamente Paris, sua capital, foram destinos escolhidos por muitos turistas recentemente devido à celebração das Olimpíadas. Infelizmente, as festividades e as atrações não são as únicas coisas que se encontram por lá; em eventos e cidades de grande porte, onde o fluxo de pessoas costuma ser massivo, também existem muitos perigos.

Golpes em viagem
Golpes em reservas: reserve diretamente com a empresa hoteleira ou utilize plataformas de reserva de prestadores de serviços turísticos confiáveis (Crédito: pixabay divulgação)

Todos já ouvimos falar sobre batedores de carteira ou golpistas que abundam no velho continente, mas a realidade é que existem diversas ameaças às quais os turistas estão expostos e que talvez não sejam tão consideradas, tais como o roubo de dados pessoais pelo uso de redes públicas ou golpes online na hora de reservar passeios, hospedagens ou qualquer outro serviço turístico.

Veja também as mais lidas do DT

Isso não é exclusivo de destinos como Paris e os jogos olímpicos; em geral, pode-se estar exposto a esses tipos de crimes e cibercrimes em qualquer lugar. De fato, uma pesquisa recente realizada no Brasil pela Norton, marca de cibersegurança da Gen™ (NASDAQ: GEN), revelou que 13% dos entrevistados afirmaram ter sofrido um golpe online enquanto viajavam, o que representou uma perda média de quase R$ 17.000,00 (R$ 17.377,71). A mesma pesquisa mostrou que 34% dos consumidores brasileiros usaram o ChatGPT para ajudá-los a planejar uma viagem e, no total, 12% desses consumidores disseram ter sido direcionados a um site malicioso por Inteligência Artificial (IA) ao pedir recomendações.

Diante dos perigos latentes aos quais os usuários estão expostos durante as viagens, a Norton dá algumas recomendações para evitar imprevistos:

Golpes em reservas: reserve diretamente com a empresa hoteleira ou utilize plataformas de reserva de prestadores de serviços turísticos confiáveis. A IA pode ser uma excelente ferramenta de apoio, mas sempre é importante verificar a informação.

Redes Wi-Fi públicas: use uma VPN (Rede Privada Virtual) para ajudar a manter as suas informações privadas. A VPN funciona como um filtro que transforma todos os seus dados em texto incompreensível, de modo que, se alguém conseguir acessá-los, eles não terão utilidade. Pode-se acessar uma VPN através de diversos fornecedores de software, que oferecem esse serviço tanto para dispositivos móveis quanto para computadores.

Skimmers de caixas eletrônicos: use os caixas eletrônicos dentro dos bancos e cubra a mão ao digitar o seu PIN.

Confie em seus instintos: o mais importante de tudo, se algo parecer estranho, provavelmente é. Confie nos seus instintos.

Metodologia

A pesquisa foi realizada online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 6 a 22 de março de 2024, com 1.013 adultos de 18 anos ou mais.

A Norton é uma marca líder em cibersegurança da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a promover a liberdade digital através de sua família de marcas de consumo confiáveis, incluindo Norton, Avast, LifeLock, Avira, AVG, ReputationDefender e CCleaner. A Gen permite que as pessoas vivam sua vida digital com segurança, privacidade e confiança hoje e nas próximas gerações. A Gen oferece produtos e serviços premiados de cibersegurança, privacidade online e proteção de identidade para mais de 500 milhões de usuários em mais de 150 países. Saiba mais em Norton.com e GenDigital.com. (EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências)

LEIA TAMBÉM:

Golpes na internet: saiba quais e fique esperto!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade