Pesquisa feita pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro traça o perfil do turista que se hospeda na capital fluminense, em estabelecimentos fora da rede hoteleira convencional, como albergues, pousadas e hostel, e constatou que os jovens entre 18 e 29 anos predominam (58,5%). A sondagem ouviu 306 turistas nacionais e estrangeiros como parte do projeto Gestão Turística e Sustentável dos Meios de Hospedagem do Sebrae-RJ.
A pesquisa apurou que 55% dos entrevistados eram mulheres. A maior parte dos hóspedes de albergues têm curso superior completo ou pós-graduação (55%) e são solteiros (80,7%). Os turistas brasileiros foram maioria entre os entrevistados (60%), seguidos de argentinos (6%), franceses (3,6%) e alemães (3%), sendo que 43,3% relataram já ter viajado de duas a cinco vezes pelo Brasil, nos últimos 12 meses.
Entre os estrangeiros, 51% responderam que era a primeira vez que visitavam o Rio de Janeiro, e desejam retornar à cidade. Para os turistas regulares de albergues e pousadas (60,8%), o fator preço é determinante para a escolha, com 46,4% das respostas. Outros fatores que contam, pela ordem, são oportunidade de socialização (15,7%), infraestrutura (15,4%) e localização (12,7%).
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A renda familiar mensal desses turistas oscila entre R$ 2.500 e R$ 5.000 para 34% dos consultados, e entre R$ 5.000 e R$ 10.000 para 22%. Os albergues e hostels são um tipo de acomodação cuja procura vem crescendo muito, sobretudo nas metrópoles, em função dos custos mais baixos diante dos valores altos cobrados pela hotelaria convencional.
O projeto Gestão Turística e Sustentável dos Meios de Hospedagem mostra para esses pequenos empreendimentos hoteleiros de que forma eles podem utilizar esse aspecto da sustentabilidade para otimizar seus serviços e reduzir custos, com reflexos positivos para os hóspedes. Além de mostrar a oferta disponível de albergues no Rio de Janeiro, a ideia da pesquisa é revelar o perfil do frequentador desses estabelecimentos, o tipo de roteiro que pretende fazer e atrativos que despertam interesse.
Contrariando a permanência média de turistas em hotéis, de dois a três dias, a pesquisa revelou que, em alguns casos, o turista de albergue, hostel e pousada fica em torno de cinco dias. Intercâmbio cultural e maior vivência local com relação a atrativos não convencionais são outros requisitos procurados. (Agência Brasil)