Em formato presencial, de 3 a 19 de dezembro acontecerá a 21ª edição do festival gastronômico Petrópolis Gourmet
Edição DIÁRIO com agências
A previsão é a de que o festival receba mais de 25 mil pessoas, movimentando a rede hoteleira da cidade, que voltou a operar com 100% de sua capacidade nos 118 meios de hospedagem que reúnem 6,4 mil leitos.
Neste ano o festival está de cara nova. De 03 a 05 de dezembro, ele ‘vai às ruas’ com 25 restaurantes e bares em um ambiente aberto: hall de entrada do Parque de Exposições, em Itaipava, o distrito mais charmoso da cidade.
Veja também as mais lidas do DT
Em seguida o festival segue, de 06 a 19 de dezembro, nos restaurantes e bares. O evento é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau com apoio da prefeitura e Sesc-RJ.
Leveza, fluidez, facilidade de acesso, modernidade, informalidade e amplitude são os conceitos desta edição que terá as comidinhas típicas natalinas ou receitas especiais – e muitas inovadoras – dos chefs que comandam os restaurantes de Petrópolis, um dos maiores polos gastronômicos do país. Dos 25 estandes, 15 são ocupados por alimentação e cinco por bebidas.
Neste novo formato, tirando o festival de dentro dos restaurantes, o evento foi planejado para ser acessível em mobilidade e para o bolso, com preços dos pratos mais em conta, em torno de R$ 30. “É uma informalidade que não tira a qualidade, mas que o torna mais leve. Ele acontece também no distrito mais charmoso da cidade, que é Itaipava, já conhecido nacionalmente pelo rico acervo de restaurantes”, diz o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.
Neste ano o Petrópolis Gourmet acontece como especial de Natal, ampliando a segurança para os frequentadores no destino que conta com mais de 70% da população local com esquema vacinal completo. O evento também integra a programação Natal Imperial.
“Petrópolis foi reconhecida neste período de restrições como um dos 22 destinos sanitariamente seguros do país. E assim vamos continuar. Temos novas práticas, novos cuidados e que estão mantidos tanto nos hotéis quanto nos restaurantes. O Festival acontece em vários espaços após o primeiro final de semana e isso também distribui o público por toda a cidade, afinal, temos restaurante de todos os pontos da cidade presentes no evento”, aponta o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Múcio Maffaciolli.
A chef Lydia Gonzalez participa do XXI Petrópolis Gourmet Especial de Natal como embaixadora do evento. Ela é formada no ramo gastronômico há 18 anos e representou a Cidade Imperial no programa “Mestre do Sabor” da Rede Globo . “Estar ao ar livre é democratizar o festival e dar mais visibilidade a um evento tradicional. É uma honra ser embaixadora do Petrópolis Gourmet e poder contribuir para a construção do festival”.
Também funciona nos dias do Petrópolis Gourmet, das 10h às 16h, o Mesa Brasil Sesc, incluindo aulas-show e o programa Pequeno Gourmet. O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional que garante que alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados possam parar na mesa de instituições sociais. Já o Pequeno Gourmet incentiva os pequenos com oficinas e palestras, o aproveitamento total dos alimentos com receitas fáceis e seguras.