Sabores inspirados em pratos centenários vão contar uma parte da história e cultura do Brasil na 22ª edição do Petrópolis Gourmet, considerado o quinto maior festival gastronômico do país
Este ano o tema propõe um desafio aos chefs: “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira”.
O evento acontece entre os dias 27 de outubro a 13 de novembro em 31 restaurantes, bares e cafeterias na cidade fluminense. A inspiração do festival deste ano se relaciona e homenageia os 200 anos de Independência, uma agenda histórica e o tema do festival foi personificado em D. João VI, rei de Portugal e do Brasil, um amante da gastronomia. O Petrópolis Gourmet é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau e tem o patrocínio de Águas do Imperador e Toyoserra e o apoio da Cervejaria Odin, Sucrè Escola de Confeitaria, Toyoserra, Distribuidora de Bebidas Serrana, Mega Beef, Marco Aurélio Lopes Sommelier e Prefeitura de Petrópolis. O evento tem um site próprio, o www.petropolisgourmet.com.br com todos os pratos, chefs e estabelecimentos participantes relacionados.
Veja também as mais lidas do DT
“Escolhemos um alimento que pode ir do popular à sofisticação e que é presente à mesa dos brasileiros. O frango é ator principal no festival, mas a indicação é que os chefs criem pratos à base de porco, vegetais da época, peixes e frutas”, afirma o Marco Lima, curador do evento e chef premiado internacionalmente (eleito melhor chef no segmento de iates nos anos de 2018 e 2019 pela Acrew Awards) além de ter passado pelos programas de televisão Mais Você e Estrelas.
Natural de Petrópolis, Marco Lima procurou estabelecer uma ponte entre passado e presente e trazer à mesa receitas de vários ‘joões’ do dia a dia. “Tem o João da feira, da padaria, da peixaria e também o rei. Esse é o barato do festival: unir todas estas ricas experiências celebrando cultura e história e nutrindo corpo, alma e mente”, analisa.
Eternizar o momento
O Petrópolis Gourmet completa 22 anos de edições ininterruptas, mantidas mesmo na pandemia com a versão delivery do festival. “Este ano que voltamos com o presencial de forma plena é alta a expectativa de ser uma das melhores edições dos últimos tempos”, afirma Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Este reencontro com o público de forma intensa precisava ser celebrado com um tema especial. “E queremos que o Petrópolis Gourmet desde ano seja mais do que especial, que ele eternize este momento de proximidade que hoje é possível com algo mais, que nos faça reverenciar nossas raízes“, considera Fabiano Barros.
O festival, este ano, também privilegia o talento dos chefs e o menu será completo nos restaurantes: entrada, prato principal e sobremesa. Haverá um concurso de melhor menu e o prêmio é um investimento no potencial desses artistas: os dois primeiros lugares ganharão uma oficina do Le Cordon Bleu, que será realizada na Casa Marambaia. Já as delicatessens, cafeterias e sorveterias, poderão participar de um concurso que vai escolher a melhor sobremesa cujo prêmio é uma oficina na Sucrè Patisserrie, escola de confeitaria de Petrópolis e referência na área.
Uma arte
“A gastronomia também é uma arte e uma arte que estimula todos os sentidos e assim vamos conhecendo a cultura e perpetuando a história. Essa é a proposta do Petrópolis Gourmet: que a gente conheça e saiba de nossa cultura passando pela experiência do paladar que é um sentido que nos preserva memórias de um jeito inigualável”, afirma o chef Marco Lima.
SERVIÇO:
22º PETRÓPOLIS GOURMET
Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira
De 27 de outubro a 13 de novembro
Em 31 bares, restaurantes, confeitarias e cafeterias da cidade
Pratos, preços e horários em www.petropolisgourmet.com.br