Roteiro Pet Friendly em Extrema/MG

Continua depois da publicidade

Mais um destino bom pra cachorro. Conheça Extrema, uma cidade com trilhas e aventuras pet friendly.

por Sharlene Irente.

Vocês sabem que meus destinos preferidos são os de natureza, e principalmente os que posso curtir com meus cachorros. Vim contar sobre minhas aventuras pet friendly em Extrema.

Conheci Extrema em 2017 a convite de uma amiga. Desde então já estive 9 vezes na cidade e não me canso de suas trilhas e paisagens.

Veja também as mais lidas do DT

A cidade de Extrema fica na Serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais, mas coladinha em São Paulo, há aproximadamente 140 km da capital paulista e 490 km de Belo Horizonte.

Grupo da Cãomigo em Extrema (foto acervo pessoal)

Menos famosa do que a vizinha Monte Verde, a cidade atrai principalmente os viajantes que buscam por aventuras, com atrativos bem variados, como passeios de jipe, voos de asa delta, rafting, rappel, cachoeiras, parques, e claro, a deliciosa culinária mineira.

Extrema não tem muitas opções de hospedagem pet friendly, especialmente se você tem cachorro de grande porte ou uma matilha como eu, mas há boas opções de casas de locação, e a Pousada Saúde Melhor recebe cães de todos os tamanhos.

Desde 2019 ficamos todos os anos na Pousada Saúde Melhor, é uma pousada simples, sem nenhum luxo, mas com um bom atendimento e recebe nossos pets com muito carinho.

Trilhas pet friendly

Há anos faço as trilhas com os guias da Radix Aventura, agência de receptivo especializada na região e que realiza os roteiros pet friendly em parceria com a Cãomigo desde 2018. Não é seguro se aventurar em trilhas sem a companhia de um guia, ainda mais com os pets.

As principais trilhas da cidade são na Serra do Lopo, que é um belíssimo conjunto de montanhas que divide as cidades de Joanópolis (SP) e Extrema (MG). Há três picos que fazem parte de uma mesma trilha, A Pedra do Marino, a Pedra das Flores e a Pedra do Cume, também conhecido como Pico do Lopo, que é o ponto mais alto e desafiador.
Já fui até a Pedra da Cume, e embora seja permitido, definitivamente não recomendo ir até lá com os cães (eu fui sem pets). O último treco passa por subidas mais íngremes e não é segura para os cães.

Pedra das Flores, com vista para o Pico do Lopo ao fundo.
Pedra das Flores, com vista para o Pico do Lopo ao fundo. (foto Van Sallesaro)

Sim, já vi pessoas que foram com os cães até o topo, não é impossível, mas não é seguro. Portanto, eu não levo os meus filhos caninos, e tampouco conduzo grupos na minha empresa. Segurança sempre em primeiro lugar. Na minha avaliação a trilha pet friendly vai até a Pedra das Flores, passando pela Pedra do Marino.

É uma trilha moderada, com alguns trechos sombreados e outros ensolarados, com subidas que exigem um certo esforço. Vale a pena o esforço, a vista lá de cima é espetacular, a gente se sente nas nuvens, literalmente. E por falar em nuvens, torça para o tempo estar aberto, se tiver fechado não dá pra ver nada.

Trilha do Pinheirinho. (foto Van Sallesaro)

Uma das trilhas mais bonitas da região é a Trilha do Pinheirinho, uma caminhada no alto da montanha passando por vales de samambaias gigantes, percorrendo o caminho onde ocorreu o conflito do café com leite de 1932 entre São Paulo e Minas Gerais, com vista panorâmica de Extrema. É possível observar muitas bromélias e outras flores pelo caminho. Nesta trilha vamos até a Pedra do Sapo e a Pedra da Sacerdotisa, onde a vista é uma ótima recompensa pelo esforço.

Parques

O Parque Municipal Cachoeira do Salto é um parque público, que vale a visita. A Cachoeira do Salto, que dá nome ao parque, é a atração principal, e é linda. Mas devido a força da água não é permitido o banho, é preciso manter os pets na guia e não deixar que mergulhem na água.
O parque tem um restaurante gostoso, de comida caseira self service, e possui mesas externas onde os clientes podem fazer as refeições sem desgrudar do pet.

O Parque do Jaguari também permite pets, e além de um passeio gostoso pelas margens do Rio Jaguari dá pra tirar uma foto no instagramável letreiro com o nome da cidade.

O Paraíso do Shimeji é um sítio que cultiva e comercializa produtos à base de cogumelos, como antepastos, geleias, cervejas, linguiça de shimeji, e até mesmo licor de shimeji. O local recebe visitantes para apreciarem seu pequeno paraíso particular, com um lago e uma cachoeira onde os cães amam nadar e pegar a bolinha. Lugar perfeto para terminar o dia com tranquilidade e fazer umas comprinhas.

Cachoeira no Paraíso do Shimeji (foto Van Sallesaro)

Restaurantes pet friendly em extrema

Tulha da Serra

Esse restaurante simples, com a comidinha caseira mais amada pela turma da Cãomigo. O Tulha da Serra é aquele típico restaurante da roça, com um ambiente aconchegante e ratos típicos da região, com produtos produzidos no próprio local. Mantenha os pets sempre na guia e tenha cuidado, há animais soltos pelo local, como galinhas, patos e pavões.

Cervejaria Extremosa

Não dá pra visitar Extrema e deixar de visitar a Cervejaria Extremosa, que é uma cervejaria artesanal, com rótulos bastante especiais, tem até uma cerveja de mel.

Nos dias de calor e tempo bom as mesinhas do lado de fora são perfeitas para ficarmos com os pets, mas não se preocue de o tempo fechar, eles reservam uma área especial do lado de dentro para os visitantes pet friendly. Além de cervejas são servidos drinks e pratos a la carte com um cardápio especial, requintado e muito saboroso. Não deixem de pedir sobremesa, são sensacionais.

Armazém Bertolotti

O Bertolotti serve o melhor torresmo do Estado de Minas Gerais e um dos melhores pudins no mundo. Além de ter sido eleito pelo Guia 4 Rodas com um dos Melhores do Brasil, seu pudim foi eleito um dos 20 melhores do mundo em um evento gastronômico na França, em 2014.
O lugar é sempre lotado, portanto chegue cedo, e evite se seus pets não curtirem espaços com muita gente. Fui com os meus quatro, mas como já tinham feito uma boa trilha pela manhã, então eles ficaram bem tranquilos e até dormiram em baixo da mesa.

Extrema é uma cidade com ótimo custo benefício, com paisagens lindas e ótimos atrativos para quem busca contato com a natureza e diversão pet friendly. Vale a pena incluir na lista de próximos destinos.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade