sábado, abril 5, 2025
HomeBlog do DiárioPintura "A Última Ceia" será restaurada pelo grupo italiano...

Pintura “A Última Ceia” será restaurada pelo grupo italiano Eataly

Os detalhes do projeto foram apresentados na quarta-feira, dia 19 de abril, por Oscar Farinetti, fundador do Eataly, direto do Eataly Milano Smeraldo

Agências com Edição do DIÁRIO

Uma das mais estimadas obras do mundo, A Última Ceia, pintura de Leonardo da Vinci, que se encontra no convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, está prestes a receber um verdadeiro milagre. Devido as agressões que a obra vem sofrendo ao longo do tempo, a restauração que já dura mais de 500 anos finalmente será finalizada, graças ao investimento concebido pelo complexo gastronômico italiano Eataly.

A restauração do sistema inclui uma ultra unidade de tratamento de ar, capaz de triplicar a purificação de ar e deve terminar apenas em 2019, ano do quinto centenário da morte de Leonardo da Vinci.

Com o novo ar inserido, além de eternizar uma das obras mais famosas e importantes da história concluída por Leonardo da Vinci em 1498, o local poderá voltar a receber um número maior de visitantes, que nos últimos anos foi reduzido para evitar a deterioração da pintura. O projeto é uma iniciativa coordenada pelo Arts Council, empresa italiana especializada na captação de recursos para a cultura e terá destaque especial nos Estados Unidos, em colaboração com IRF (Italian Renaissance Fund), além de apoio do Ministério do Patrimônio e da Cultura e Turismo da Itália, além de institutos de pesquisa italianos (ICR, CNR, Politécnico de Milano, Milão Bicocca University).

Detalhes
Os detalhes do projeto foram apresentados na quarta-feira, dia 19 de abril, por Oscar Farinetti, fundador do Eataly, direto do Eataly Milano Smeraldo, com participação do ministro da Cultura, Dario Franceschini, Andrea Guerra e Alessandro Baricco, em uma entrevista coletiva simultânea com Nova Iorque e São Paulo.

Em São Paulo, Luigi Testa, diretor geral do Eataly recebeu André Sturm, Secretário Municipal da Cultura de São Paulo, Fábio Magalhães, Museólogo e Curador do Museu de Arte Sacra de São Paulo e Renato Poma, diretor do Instituto da Cultura Italiana de São Paulo, que puderam falar sobre a importância da arte no país e a preservação das obras na atualidade.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque