domingo, maio 18, 2025
InícioEconomia do turismoPlataforma Airbnb firma acordo com Porto Seguro em nome...

Plataforma Airbnb firma acordo com Porto Seguro em nome de turismo responsável

Foto: Pixabay/AsadPhotography
Foto: Pixabay/AsadPhotography

Plataforma assinou memorando de entendimentos para colaborar com a melhoria dos serviços turísticos no município

Edição do DT com agências

O Airbnb – plataforma de compartilhamento de casas – acaba de firmar em Porto Seguro (BA), um acordo com o município com o objetivo de fortalecer o turismo sustentável na cidade. A companhia também apresentou os dados de seu crescimento no Brasil.
Pelo segundo ano consecutivo, o Airbnb dobrou o número de chegadas de hóspedes no País tendo registrado cerca de 2,2 milhões de viajantes, com ampliação também do número anúncios cadastrados (mais de 167 mil). No ano passado a renda anual de um anfitrião típico foi de R$ 5.114.
Como exemplo do compromisso da plataforma em desenvolver a comunidade local, o Airbnb começará a arrecadar e a pagar uma contribuição de R$ 2,60 por hóspede/dia para o turismo sustentável, destinada ao Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Porto Seguro (Fundetur), sobre todas as reservas feitas a partir do dia 1º de junho de 2018. A gestão do Fundetur é feita pelo Conselho Municipal de Turismo, que decide onde aplicar os recursos disponíveis.

Núcleo de Turismo Responsável

Esta é a primeira iniciativa do Núcleo de Turismo Responsável, lançado esta semana pela companhia. Além da contribuição, a empresa também se comprometeu, por meio de um memorando de entendimentos, a cooperar com a cidade em ações voltadas à promoção turística, à capacitação dos pequenos negócios locais e à troca de informações sobre melhores práticas em marketing digital. O Airbnb fará ainda o compartilhamento de estatísticas sobre os viajantes que utilizaram a plataforma na cidade, para auxiliar no planejamento de políticas públicas ligadas ao setor.
O secretário municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves destacou a importância do acordo para o município. “Por um lado um destino precisa ter diversidade de opções de experiências, isso inclui o formato da hospedagem, por outro, um destino turístico deve cuidar do ordenamento da oferta turística. Nosso papel é buscar a construção de alianças no turismo que atendam essas premissas e o acordo inédito com Airbnb caminha nessa direção”, disse Alves.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque