Turismo em massa está incomodando os moradores de Maiorca, ilha espanhola, que compõe uma das regiões mais turísticas do país
REDAÇÃO DO DT
Milhares de pessoas foram às ruas da cidade de Palma, na ilha da Maiorca, na Espanha, para protestar contra o turismo excessivo. As manifestações ocorrem pouco antes do início da temporada do verão europeu, que atrai milhares de turistas de todo o mundo às Ilhas Baleares, conhecidas pelas belas praias.
Veja também as mais lidas do DT
“Queremos que as autoridades impeçam as pessoas que não vivem aqui há mais de cinco anos de comprar propriedades e que sejam impostos controles sobre as acomodações de férias”, disse Carme Reines, que faz parte de um movimento que organizou o protesto.
Em entrevista à Reuters, o agente imobiliário Javier Carbonell ressaltou que mais da metade das propriedades de aluguel foram usadas para aluguéis de férias e não eram acessíveis para os moradores espanhóis.
“Queremos menos turismo de massa e mais turismo sustentável”, disse Carbonell à publicação.
Depois da Catalunha, as Ilhas Baleares, onde fica a famosa ilha espanhola Ibiza, foram a segunda região mais popular da Espanha para turistas no ano passado, atraindo 14,4 milhões de visitantes, disse o Instituto Nacional de Estatística espanhol.