Espaço gastronômico Linha Bella já é consolidado como um dos lugares a se visitar em Gramado (RS)
Por Hugo Okada
Gramado como todo viajante habitual sabe, é um dos principais destinos turísticos da região Sul do Brasil atualmente. Todos os anos, o Natal Luz, o Festival de Cinema e outros eventos do calendário oficial da cidade, atraem centenas de turistas de perfis variados, como famílias em férias, casais em Lua de Mel e até mesmo aqueles que apreciam viajar sozinhos.
No entanto, além da arquitetura, do clima aconchegante e das luzes, a gastronomia do destino é um capítulo a parte, que cada vez mais ganha destaque pela riqueza de sabores e pelo conceito de seus restaurantes. Exemplo disso, a Cantina Linha Bella – especializada em culinária italiana – é hoje um dos pontos obrigatórios de qualquer roteiro que se preze. Em ambiente acolhedor e tematizado, o espaço oferece uma verdadeira imersão nos costumes italianos não apenas pelos pratos, mas também pela recepção, pelos espetáculos e brincadeiras apresentados por legítimos artistas do entretenimento e claro, pela cantoria, afinal estamos falando de uma cantina italiana.
O DIÁRIO DO TURISMO visitou a Cantina Linha Bella e entrevistou o diretor da casa Antônio Nadir Garcia, que juntamente com sua esposa, Luciana Cavichion da Rosa, começaram essa trajetória em abril de 2017.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO DO TURISMO – Como começou a história da Cantina Linha Bella?
ANTÔNIO NADIR GARCIA – Tudo começou quando adquirimos, minha esposa e eu, a fábrica de massas dos pais dela. Com o passar do tempo, vislumbramos uma oportunidade de abrir uma cantina italiana no interior de Gramado. A inauguração aconteceu no dia 9 de abril de 2009. No início não foi nada fácil pois a estrada era ruim e dificultava o acesso ao local. Foi aí que tivemos a ideia de montar a rota do agroturismo, comprando nosso primeiro ônibus que começou a operar no dia 1º de abril de 2012. A ideia teve certa resistência pois as pessoas demoraram a acreditar em nosso trabalho, mas após dois anos de trabalho e dedicação o Tour Linha Bella começou a render frutos. Em 2017 percebemos a necessidade de aumentar a cantina pois a procura era grande, então adicionamos 60 lugares totalizando 150. Hoje o Tour Linha Bella conta com três ônibus próprios, acabamos de lançar a Noite Italiana Linha Bella Gramado e estamos com planos de aumentar ainda mais a capacidade da casa em 2019.
DT – Quais são os principais diferenciais da Cantina Linha Bella?
Antônio – Nossa cantina busca sempre passar para nossos clientes uma experiência em Gastronomia Italiana, temos sempre a música regional na cantina, um ambiente alegre aonde buscamos resgatar a comida das nonas e a alegria do povo italiano com a dança da bela polenta ao final do almoço.
DT – No que consiste o menu da cantina?
Antônio – Nosso menu é composto por polentinha de queijo, salame e queijo como entrada; cinco tipos de massas caseiras (produzidas por nossa própria empresa de massa), três tipos de molhos, cortes de carne de porco, carne de galinha caipira, aipim frito, polenta recheada, polenta mole, feijão, arroz e frango assado como pratos quentes; saladas diversas e sobremesas. A casa também conta com uma boa carta de vinhos.
.
DT – O desempenho em 2018 foi satisfatório?
Antônio – Nosso empenho no ano de 2018 foi satisfatório, claro que buscamos sempre melhorar e estamos estudando novidades.
DT – Gostaria que nos descrevesse o espaço, em metros quadrados, capacidade de atendimento e número de colaboradores.
Antônio – Nossa casa comporta 150 pessoas sentadas em um espaço de 300 metros quadrados com 17 colaboradores.
Veja o tour 360º (por Eric Afonso e Gabriel Florez)