Por que o Festival de Viagens 2024 será melhor que os feirões?

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Os organizadores do Festival de Viagens 2024 anunciaram no último sábado (4) a realização do maior festival multimarcas de viagens que acontecerá de 13 a 15 de setembro de 2024 em Itupeva (SP), às margens da Rodovia dos Bandeirantes, no centro de eventos do Parque Wet’n Wild.

Por Paulo Atzingen (de São Paulo)*


Por que o Festival de Viagens será melhor que os feirões de viagem realizados em anos anteriores? Foi mais ou menos essa pergunta que fiz para Michael Barkoczy, idealizador e presidente do Festival de Viagens 2024, lá no Wet’n Wild, no sábado.

Entusiasmado com a ideia e provocado pela pergunta, Michael traz uma bagagem acumulada nos feirões da operadora Flytour, e, sem pensar duas vezes, respondeu que será um evento multimarcas, com quatro operadoras, mais de 100 agências de viagens, companhias aéreas (todas serão convidadas), locadoras de automóveis, empresas de receptivo e demais negócios que formam essa pluralidade de serviços em prol das viagens.

Festival de Viagens
Michael durante a coletiva (Crédito: Victor Mrireles – DT)

“Um evento com uma envergadura que ninguém havia visto antes, destinado ao público final, no modelo BtoC.”, disse Barkoczy, ao lado dos diretores Fernando Ciavolella, Bárbara Picolo e do secretário Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena.

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“Fomos assediados por várias empresas que possuem espaços disponíveis e bem estruturados, mas decidimos pelo Wet’n Wild porque aqui já é uma atração turística com um potencial enorme, estrategicamente bem localizada, fácil acesso. Serão três dias de pura venda, entre 13 e 15 de setembro de 2024”, anunciou.

Embora, na prática o nome Festival substitua o termo Feirão ou hiperfeirão, Michael adianta que optou pelo nome Festival por sua pluralidade de ofertas e segmentos e pela participação mais efetiva dos agentes de viagens na venda dos pacotes. “Este Festival permitirá vendas antes, durante e depois de acontecer o Festival propriamente dito”, disse. “Lembro-me nos feirões anteriores que os agentes vendiam mais pacotes nos 3 dias do que durante o mês todo”, comparou.

Roberto de Lucena, secretário de turismo e viagens de São Paulo, falou sobre a importância do evento para a micro-região de Itupeva (Crédito: Victor Meireles – DT)

Marcas respeitadas

Um evento que custa em torno de R$ 5 a R$ 6 milhões, segundo Michael, agora com a participação de 4 operadoras (ele já tinha uma confirmada mas não revelou qual), este valor passa a ser cotizado. Michael está há 40 anos no turismo promovendo e organizando eventos para dentro do próprio mercado. A ideia agora, com o festival e falar para diretamente para o público consumidor:

“Nosso mercado precisa de eventos BtoC e garanto que as marcas que participarão são muito respeitadas, o que dará segurança a quem compra”, garantiu.

Mercado Interno

Para Roberto de Lucena, o local escolhido pelos organizadores não poderia ter sido melhor. ” Estamos em uma região cercada por municípios fortes economicamente como Campinas, Sorocaba, Jundiai, Itu e providos de um dos maiores aeroportos do Brasil (Viracopos) e as melhores rodovias do país, a Bandeirantes”, comparou.

Com um mercado interno fechando 2023 com 46 milhões de visitantes (10% acima dos números de 2019 da pré pandemia), Roberto autorizou a partipação institucional do governo do Estado de São Paulo no evento. “Por que já não estamos? Sim, vamos participar”, anunciou.

A coletiva de imprensa contou com o diretor Fernando Ciavolella, Roberto de Lucena (Secretário de Turismo e Viagens de São Paulo), Michael Barkoczy, a diretora Bárbara Picolo, e o diretor do Wet’n Wild, Ricardo Penteado (Crédito: Victor Meireles)

Espaço Ideal

Para o diretor operacional do Festival, Fernando Ciavolella, Centro de Eventos do Parque Aquático Wet’n Wild, o White Pavilion é ideal para o evento. “São 1.5 mil metros quadrados de pavilhão, e será dividido em uma área para os agentes de viagens e outra área para empresas fornecedoras. O consumidor final terá uma entrada exclusiva e terá a sua disposição uma gama de produtos, desde hotéis a destinos nacionais e internacionais”, disse ao DIÁRIO.

Fernando acrescenta que o acesso ao festival será gratuito mas com a entrega simbólica de 1 kg de alimento não perecível para ser destinado a órgãos de assistência social. “Terá um credenciamento preliminar num totem e o visitante do festival receberá uma pulseira para se diferenciar do público do Parque, que também poderá acessar o festival, desde que também se credencie”, adiantou. A organização do evento vem sendo feita há quase um ano e são esperados, segundo ele, cerca de 20 mil pessoas nos 3 dias do festival.

Bárbara Picolo, diretora de operações do Festival, adianta ao DIÁRIO que será responsável na captação de fornecedores. “Estou na frente da captação dos fornecedores (empresas, secretarias e conventions visitors bureau).

“Teremos reuniões preliminares e discutiremos valores de comissões e descontos, dentro do inventário das empresas, sejam companhias aéreas, sejam as operadoras de viagens. Estamos esperando descontos de até 50% a 60%, dependendo da atividade”, adiantou ao DIÁRIO.

O Parque Aquático Wet’n Wild, visto do White Pavilion (Crédito: Victor Meireles – DT)

Espaço Ideal 

O diretor de Operações do Wet’n Wild, Ricardo Penteado também falou ao DT. Segundo ele, Centro de Eventos do Parque Aquático Wet’n Wild, o White Pavilion, é ideal para eventos dessa natureza e que o festival só irá fortalecer a região e o distrito, consolidando-o como um destino turístico. “Isso faz com que os clientes finais possam ter oportunidade de vivenciar o parque. Eventos como esse sugerem um programa com a família toda para aproveitar um final de semana com a gente”, disse.

Ele também reforça que seu público, na grande maioria é oriundo das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí, além de São Paulo, e de Sorocaba.

Festival de Viagens
Panorâmica do Wet’n Wild com o Centro de Eventos, o White Pavilion, ao fundo (Crédito: Victor Meireles – DT)

Trade

Michael finalizou o encontro com a imprensa adiantando que antes de abrir ao público, o 1º Festival de Viagens reunirá, no dia 12 de setembro de 2024, das 9h00 às 22h00, todos os 200 agentes de viagens selecionados e capacitados pelas operadoras e destinos presentes. “Cada operadora produzirá o material promocional de apoio para as vendas realizadas exclusivamente pelas agências de viagens, com descontos que podem chegar até 50% e válidos para embarque até novembro de 2025, incluindo produtos nacionais e internacionais”, antecipou Barkoczy.

“Vamos mostrar a força do Estado de São Paulo, com uma movimentação em milhões e milhões de reais em vendas”, arrematou Michel, respondendo à pergunta inicial.


Serviço:

O Festival de Viagens acontecerá no Centro de Exposições e Convenções White Pavilion que está situado no Distrito Serra Azul (Itupeva), no km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, a 15 minutos de Viracopos, e cerca de uma hora dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.

Mais informações para o trade de viagens e turismo devem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldeviagens.com.br.

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