Por um marketing mais responsável

Continua depois da publicidade

Por Raphael Moroz*

Um estudo sobre a reputação das marcas e a percepção dos consumidores em relação às práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) apontou que a questão ambiental é o fator mais importante para que os brasileiros decidam se relacionar com uma empresa. Segundo a pesquisa – que foi idealizada pela agência Lew’Lara TBWA, em parceria com a consultoria DCode –, 42% da população acredita que as práticas ambientais são imprescindíveis no momento de adquirir os produtos/serviços de uma marca. Em segundo lugar, está o fator social – mencionado por 32% dos brasileiros.

Esses dados evidenciam o que o renomado autor Philip Kotler considera como um dos atributos mais importantes do marketing atualmente: a responsabilidade socioambiental. Marcas responsáveis pautam a sua atuação no mercado por valores como respeito às diferenças, igualdade social e coerência. Além disso, elas não só conservam a biodiversidade como também desenvolvem ações para conscientizar a população a respeito dessa causa.

Veja também as mais lidas do DT

É o caso de empresas como a Lego – que desenvolveu um protótipo de peças feitas a partir de plástico reciclado de garrafas pet e pretende abandonar embalagens plásticas tradicionais após receber pedidos de crianças que são fãs da marca. Outros exemplos são o Nubank – que criou um fundo de R$ 20 milhões para incentivar e apoiar o atendimento médico e psicológico de seus clientes, em razão dos impactos físicos e mentais da pandemia de covid-19 – e a Magazine Luiza – que desenvolveu um programa de trainee destinado exclusivamente a pessoas negras. Não à toa, essas marcas têm crescido exponencialmente e são amadas pelos consumidores – haja vista o seu (alto) valor de mercado.

A responsabilidade socioambiental não é mais uma tendência. Ela é cada vez mais urgente e necessária. Não basta as empresas apenas falarem a respeito dela, é fundamental que ajam de maneira preventiva em relação aos fatores ambientais e sociais. Nesse sentido, os seguintes questionamentos são importantes: a sua marca atua de maneira responsável? De que maneira(s) ela faz isso? O que ela pretende alcançar em longo prazo, nesse sentido?

Raphael Moroz é jornalista e psicólogo e possui mestrado em Comunicação e Linguagens. Atua como professor-tutor do curso de graduação em Marketing Digital do Centro Universitário Internacional Uninter.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade