(Publicado originalmente dia 16 de Junho)
Por Lorna Burleigh, repórter especial do DT
Quando o comandante anunciou a nossa chegada ao aeroporto Luis Muñhoz Marin, na capital de Porto Rico, despertei do meu sono e, aos poucos, fui retomando à realidade, mas ainda não acreditava no que via pela janela: maravilhei–me com a ilha em meio ao mar do Caribe, um verde tropical misturado a tons de esmeralda.
Veja também as mais lidas do DT
Desci da aeronave e experimentei pela primeira vez aqueles ares equatoriais. Uma temperatura oscilando entre 25 e 30 graus, com brisas marítimas que suavizavam a pele. As palmeiras ao longo das avenidas nos davam as boas vindas.
Como convidados da ETI Puerto Rico International 2015 fomos recepcionados no Condado Plaza Hilton, um super-cinco estrelas com uma prainha particular de 80 metros banhada pelo Oceano Atlântico.
Experiências gastronômicas
Esta viagem a Porto Rico foi marcada por experiências gastronômicas originais que sintetizam uma cultura recheada de heranças indígenas, africanas e espanholas: assapao, mofongo, tostones e uma série de nomes cores e sabores que fazem da ilha Estrela – como é carinhosamente tratado o país, um lugar muito atraente para se conhecer e, lógico, comer.
Os restaurantes internacionais são em grande número pois recebem milhares de turistas anualmente e estão presentes nos hotéis e resorts próximos à capital, San Juan.
As comidas típicas do caribe são encontradas nas praias do lado sul da ilha, onde há uma grande variedade de frutos do mar, lagostas, ostras, mexilhões, camarões, peixes de todas as espécies que constituem a base dos pratos praieiros.
É na gastronomia que Porto Rico mais se parece ao Brasil, com pratos que vão de sofisticados e luxuosos utilizando frutos do mar, até os mais simples ao se usar como base as frutas tropicais.
Bebidas
Os porto-riquenhos se orgulham de sua cerveja: a Medalla. É uma cerveja leve que domina o mercado e está em todas as mesas desde a mais simples barraquinha de praia até os mais sofisticados restaurantes da orla de San Juan.
Eles também são apreciadores e falam muito bem de seu rum, o DonQ. As bebidas combinadas com o rum originam as conhecidas piña coladas, mojitos, coquitos entre outros.
Fauna e Flora
Em uma estilingada cruzamos este país de ponta a ponta. Em duas horas e meia saímos de San Juan e fomos ao Cabo Rojo no estremo sudoeste da ilha. No caminho, avistamos praticamente todas as espécies de ´pássaros dos trópicos e isso justifica o destino ser procurado por ornitólogos e “birdwatchers”.
Outro animal que chama a atenção por seu grande número são as iguanas. Esses répteis convivem pacificamente com os moradores e turistas e são ícones pois estampam todos os tipos de souvernirs : imãs, camisetas, canecas e bonés.
A ilha tem inúmeras praias de águas caribenhas turquesas onde se praticam inúmeras modalidades de esportes aquáticos, pescarias e mergulhos em águas luminescentes. Há montanhas e florestas onde é possível “voar” pendurado por um cabo de aço.
Serviços:
Hotel El Convento : www.elconvento.com 100 Calle del Cristo – San Juan
El Conquistador Resort : www.elconresort.com 1000 El Conquistador Ave. Fajardo
Richie´s Café www.richiescafepr.com -Carretera 968 km 2 Rio Grande
Annie´s Place – Praia Combate Cabo Rojo
www.vamonostours.com Bernardo Benetti bernardo@vamosnostours.com
* Lorna Burleigh viajou a Porto Rico convidada pela Puerto Rico Tourism Company