Dicas para um Ano Novo à moda chinesa

por Paulo Panayotis – O Que Vi pelo Mundo

É noite de Ano Novo. Antes de sair do quarto do hotel, tomo uma boa taça de champanhe. “Bem, vou descer e confraternizar”, penso. Estou em Beijing, ou Pequim, para os puristas. O relógio marca quase meia noite. Neva muito lá fora. Quando a porta do elevador abre me preparo para encontrar gente comemorando, luzinhas coloridas, pessoas brindando.

Decepção
A primeira coisa que vejo é um funcionário varrendo o enorme saguão. Saguão que, aliás, está na semi escuridão. Espanto. Surpresa. E aí cai a ficha. “Claro! Aqui não tem comemoração tradicional de Ano Novo”. Quer dizer, pelo menos não no mesmo período que é festejado no Ocidente. Afinal, estou na China!
A decepção nunca me desanimou! Tanto que novamente me preparo para passar o final de ano no país mais populoso do mundo.

Expo 2010

Há apenas cinco anos, Xangai sediou a maior e mais movimentada exposição universal da história. Nada menos que 73  milhões de pessoas de 190 países  visitaram os 5,28 quilômetros quadrados construídos especificamente para isso. Pura exibição de musculatura econômica. Mais! Ofereceu uma zona específica de melhores práticas de urbanismo sustentável. E, pela primeira vez na história, abriu espaço para a presença de cidades e não apenas países.  São Paulo e Porto Alegre estavam lá. Foram as únicas cidades brasileiras participantes. Na ala de países, só pavilhão do Brasil foi visitado por mais de dois milhões e meio de pessoas durante os seis meses de feira.

- Advertisement -

Há apenas cinco anos, Xangai sediou a maior e mais movimentada exposição universal da história (Foto: Paulo Panayotis)
Há apenas cinco anos, Xangai sediou a maior e mais movimentada exposição universal da história (Foto: Paulo Panayotis)


Números chineses para o turismo

De acordo com a Bloomberg, a expo Xangai gerou, somente com turismo, mais de 80 bilhões de yuans,  cerca de 13 bilhões de dólares para o país. Cidades próximas foram beneficiadas diretamente. O país, como um todo, beneficiado indiretamente.

Expo: valeu a pena?
Vou descobrir. Embarco nesta semana novamente para a China. Entre as metrópoles incluídas no roteiro: Xangai e Hong Kong. Duas potências chinesas que não param de se reinventar. Nas próximas semanas vou ver de perto o que aconteceu com a imensa e cara área construída especialmente para a expo em 2010. Será que ficou, a exemplo de nossas arenas no Brasil, esquecida? Abandonada? Ou os chineses aproveitaram tudo para outras atividades?De lá mandarei também novidades, dicas de gastronomia, atrações, hospedagens, etc. Detalhe: recentemente o Brasil se candidatou para sediar a Expo 2020. Perdeu a disputa para Dubai. Por que será?

Dicas e boas festas!

Acompanhe este final de ano no extremo oriente aqui, no portal O Que Vi Pelo Mundo e nas redes sociais. Afinal, vou passar mais um Ano Novo na China… Mas desta vez sabendo que terei que aumentar as taças de champanhe na última noite do ano. Nada é perfeito…
www.oquevipelomundo

Compartilhe com um amigo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
PAULO ATZINGEN é jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará. Produziu reportagens na Amazônia sobre sustentabilidade, conflitos agrários e étnicos. Lançou em 1998 sua primeira revista, a PAYSAGE – dirigindo-a e publicando-a por três anos. Em Belém, foi repórter do jornal O Liberal, O Paraense e articulista do jornal A Província do Pará e Diário do Pará. É premiado contista, com três livros de ficção em prosa publicados via editais. Trabalhou como redator no jornal de turismo Brasilturis e fundou em 2005 o DIÁRIO DO TURISMO, o primeiro jornal On-line Diário de Turismo do Brasil. Atualmente desenvolve projetos de conteúdo editoriais e digitais para empresas privadas de hotelaria, aviação, companhias marítimas, destinos turísticos e biografias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias para a sua viagem!


    Mais lidas

    Site do Editor

    O jornal dos melhores leitores

    Mais recentes

    Mostra de Cinema de Gostoso tem apoio do governo do RN

    Entre os dias 26 e 30 de novembro, a praia do Maceió se transformará em uma sala de cinema à beira mar com exibição...

    Copa Airlines celebra 15 anos de operações no Rio de Janeiro

    A companhia opera no Rio de Janeiro com dois voos diários conectando a cidade com 65 destinos, em 28 países da América do Sul...

    Abeta Summit 2021 debate o ecoturismo e turismo de aventura no Brasil

    Promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), evento acontece até este sábado Por Redação Sob o tema (Re)Construindo um Turismo...

    Roda-gigante de Faz do Iguaçu (PR) será inaugurada em dezembro

    Foz do Iguaçu foi escolhida por atrair brasileiros e estrangeiros e por ser um destino que alia belezas naturais com uma ótima estrutura de...

    Seridó (RN) pode se tornar segundo geoparque do país reconhecido pela UNESCO

    O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas Edição DIÁRIO...

    Aparecida quer se posicionar como destino de férias

    Para mostrar a cidade além do turismo religioso, cidade investe em press trip com jornalista Por Amadeu Castanho Interessadas em estimular o perfil do turismo local,...

    Relacionadas

    Compartilhe com um amigo:
    Pautas e Marketing