Portugueses no Brasil serão repatriados em voo

Continua depois da publicidade

O governo de Portugal anunciou, na manhã da última quarta-feira (, que irá organizar um voo de repatriamento para portugueses retidos no Brasil. As viagens entre os dois países estão suspensas desde 29 de janeiro.

VALOR ECONÔMICO

Em sessão no Parlamento local, o ministro de Negócios Estrangeiros (equivalente a pasta de Relações Exteriores no Brasil), Augusto Santos Silva, afirmou que pediu à embaixada portuguesa para identificar os cidadãos que precisem regressar a Portugal “por razões humanitárias”.

Veja também as mais lidas do DT

O ministro não deu detalhes sobre a data prevista para o embarque e nem a quantidade esperada de passageiros. Segundo Santos Silva, já foram detectadas 70 pessoas que se enquadram nos critérios para a repatriação.

“Há 70 portugueses que se encontram no Brasil, mas que não residem no Brasil, que, por razões de saúde, precisam regressar a Portugal”, afirmou.

O governo ainda está recebendo indicações sobre que tipo de casos serão incluídos na repatriação. Além dos problemas de saúde, portugueses com dificuldades financeiras para permanecer no país e cidadãos com necessidades de natureza familiar também podem ser beneficiados.

O ministro afirmou que o governo tem a intenção de apoiar os cidadãos que precisem regressar por questões humanitárias, mas aproveitou para criticar aqueles que viajaram sem se preocupar com a situação sanitária.

Embora o governo de Portugal tenha até o momento identificado 70 pessoas com necessidade de repatriação, um grupo bem maior tem pedido apoio oficial das autoridades para regressar à Europa. Mais de 150 pessoas, entre portugueses e brasileiros com residência legal em Portugal, assinaram uma carta aberta pedindo auxílio para o repatriamento.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade