Prefeito de Santos, Rogério Santos, fala ao DT: “precisamos investir em grandes terminais”

Continua depois da publicidade
Na abertura da temporada regular de cruzeiros 2022/2023 na América do Sul que aconteceu no início deste mês em Santos (SP), o DIÁRIO conversou com o prefeito da cidade, Rogério Santos. Perguntamos a ele quais são as expectativas econômicas para o município diante da nova temporada de cruzeiros, quanto será o investimento no novo terminal de passageiros e o que Santos vem fazendo para manter a qualidade de vida do morador e do turista, por meio de ações políticas sustentáveis. A entrevista, dividida em tópicos, foi realizada pela repórter fotográfica, Geovana Fraga, confira:

Importância dos Cruzeiros para Santos

Olha, os cruzeiros da cidade de Santos são fundamentais, essa atividade está dentro da nossa política de turismo, não só do município, mas nacional. O terminal de Santos é fundamental para que exista Cruzeiros no Brasil e aqui, para nossa cidade de Santos, essa temporada promete muito. É mais uma etapa da retomada econômica, da retomada da vida normal. E a expectativa, esse ano teremos 17 navios, inclusive desses 17 navios, durante 9 dias, 3 estarão simultaneamente aqui no Porto de Santos, o resumo da temporada remete a 600 mil turistas na cidade, só por conta dos Cruzeiros. Uma economia gerada por mais de 400 milhões de reais para a cidade de Santos e para Baixada Santista.

Terminal Novo 

Veja também as mais lidas do DT

As atividades de cruzeiro já estão integradas a uma política de turismo nacional, e a expectativa de Santos – dentro da discussão que temos para o governo federal e também para o próximo governo federal – é de um terminal novo. Hoje o nosso terminal é o melhor do Brasil, mas podemos fazer mais!

Então, conjugado com a Política de revitalização do centro histórico, dos atrativos históricos do centro da cidade, estamos propondo junto com a atual concessionária (Concais) e ao governo federal que seja elevado um terminal para região histórica, na região do Valongo, onde teremos uma atratividade turística melhor e também uma capacidade de atracação com mais qualidade.

Investimento no Terminal 

Olha, o valor total dessa reforma eu não tenho esses números precisos, mas a expectativa do novo terminal é em torno de 1 bilhão e 700 mil reais com parceria do governo federal, a atual concessionária e também com a prefeitura da nossa cidade. Trata-se de um investimento em turismo e um investimento em infraestrutura, se queremos ter a presença dos Cruzeiros o ano todo no Brasil, precisamos também investir em grandes terminais e é isso que a cidade de Santos – nessa parceria com a atual concessionária do governo federal – fará para o turismo de Cruzeiros no Brasil.

Terminal de passageiros em Santos, o Concais (Crédito: arquivo DT)

Sustentabilidade em Santos

Santos é uma das cidades signatárias de todos os protocolos internacionais da ONU, em relação às mudanças climáticas. É a primeira cidade no Brasil a ter um plano municipal de mudanças climáticas. Fomos sede de um evento da Unesco este ano, sobre a cultura oceânica que remete justamente a questão dos Cruzeiros marítimos. Então a cidade está atenta a todas as novas tecnologias empregadas nesse futuro novo terminal, a tecnologia que será empregada também nos novos navios, aí a grande novidade de navios já movido a gás, uma nova tecnologia de sustentabilidade e a prefeitura tem incentivado essas boas práticas.

Recado ao turista e ao verão

Felicidade, muita alegria, uma economia retomando, as pessoas voltando a ter uma vida normal, realmente um ano e uma temporada de muita felicidade para todos.

Santos
Rogério Santos, prefeito de Santos (foto: Geovana Fraga)
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade