Conferência Anual de Cidades Criativas em Santos tem coleta de lixo na praia

Continua depois da publicidade

Aproximadamente 200 pessoas participaram na manhã desta terça-feira (19) de um ato simbólico de limpeza da praia em Santos.

A ação integra uma das atividades práticas da 14a. Conferência Anual de Cidades Criativas da UNESCO.

Por Paulo Atzingen (com Edição do DT)

A cidade praiana absorve de 18 e 22 de julho uma enorme troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano. Paralelo ao evento, acontece a Expo Brazilian Creative Cities e atividades culturais paralelas no Centro da cidade.

O DIÁRIO, que participa como mídia convidada, conversou com o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório.

Marcos Libório, Secretário de Meio Ambiente de Santos-SP, falou ao DIÁRIO em uma praia de Santos-SP.
Marcos Libório, Secretário de Meio Ambiente de Santos-SP. (Foto: Paulo Atzingen / Diário do Turismo).

Segundo o executivo, Santos é a primeira cidade no mundo a estabelecer a cultura oceânica e incluir na rede pública de ensino esta disciplina.

Veja também as mais lidas do DT

“A gente entende como importante debater a influência que nós temos sobre a praia, porque a praia é terapêutica, esportiva, de lazer de turismo e serviços. A gente precisa entender a praia como um dos nossos principais ativos de turismo, então mantê-la limpa é fundamental para fomentar a economia da nossa cidade, com o bem estar da população e do turista”, disse ao DIÁRIO.

Educação

De acordo com Liborio, para manter as praias limpas é preciso contar fundamentalmente com a educação das pessoas.

“A gente precisa contar com a educação das pessoas, porque mesmo oferecendo lixeiras, contentores, colocando barreiras nos canais, limpando diariamente, se as pessoas não contribuírem, a gente não consegue o resultado esperado. O hábito da população é fundamental que possamos auxiliar como poder público”, ponderou.

A bela iniciativa nessa manhã de sol em Santos contou com a participação do Instituto Mar Azul e de voluntários.

Integrantes da conferência coletam lixo em uma praia de Santos-SP em ato simbólico promovido pela 14ª Conferência Anual de Cidades Criativas.
Nesta manhã, integrantes da conferência coletaram lixo em uma praia de Santos-SP. (Foto: Paulo Atzingen / Diário do Turismo).

Santos é o primeiro município da América Latina a sediar o evento, que reúne representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro.

Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara, entre outras.


*O DIÁRIO viajou a convite do Visite Santos e se hospedou no Bourbon Hotel Convention Center.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade