Missão humanitária embarca nesta segunda-feira, 10/08, levando insumos e experiência em traumas nas emergências do Rio
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Veja também as mais lidas do DT
Seis médicos da rede municipal de saúde da prefeitura do Rio de Janeiro viajarão à noite desta segunda-feira (10) para o Líbano, em missão humanitária de ajuda aos milhares de feridos da explosão de semana passada em Beirute, capital daquele país. O acidente deixou também mais de uma centena de mortos.
Os profissionais – cinco do Hospital Miguel Couto e um do Souza Aguiar – são especialistas no atendimento a pacientes vítimas de traumas e queimaduras. No grupo há três cirurgiões gerais, uma neurocirurgiã, um cirurgião plástico e uma clínica geral. A Prefeitura do Rio também está enviando medicamentos a Beirute.
Todos os médicos da comitiva da Prefeitura testaram negativo para Covid-19. Os profissionais atuarão na linha de frente da tragédia libanesa, utilizando EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que estão levando na viagem e seguindo os protocolos sanitários de prevenção, tanto em relação ao novo coronavírus quanto a outros tipos possíveis de contaminação .
Embarque à noite e parte da viagem com apoio da Latam
A comitiva de ajuda humanitária da Prefeitura do Rio embarca às 21h desta segunda, 10/08, no Aeroporto Santos Dumont, com destino a Guarulhos (São Paulo). À meia-noite, o grupo viaja para Frankfurt, na Alemanha. O trecho até Frankfurt foi doado pela LATAM Airlines, empresa aérea que já tinha colaborado com o transporte de insumos médicos comprados pela Prefeitura no exterior para combate à pandemia da Covid-19). Em seguida, os médicos seguirão até Beirute.
Conheça os seis profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que compõem a comitiva de ajuda humanitária:
• Dr. Leonardo Corrêa de Oliveira Rodrigues, Cirurgião Geral e de Trauma do Hospital Municipal Miguel Couto;
• Dr. Washington Sergio Gonçalves Milezi, Cirurgião Geral e Torácico do Miguel Couto;
• Drª. Gianne Leite Lucchesi, Neurocirurgiã do Miguel Couto;
• Dr. João Ricardo Ribas Jr, Cirurgião Geral do Miguel Couto;
• Dr. André Luis Fernandes Baima, Cirurgião Plástico do Hospital Municipal Souza Aguiar;
• Drª Gilse Siqueira Prates, Clínica Geral do Hospital Miguel Couto.