Prêmio Nacional do Turismo 2023: MTur teve mais de 470 inscritos

Continua depois da publicidade

Cerimônia de premiação ocorrerá em dezembro e o Prêmio Nacional do Turismo 2023 reconhecerá projetos que desenvolvem e impulsionam a atividade turística no Brasil

O Ministério do Turismo (MTur) acabou de divulgar que recebeu mais de 470 iniciativas para concorrer às 19 categorias dos dois grupos do Prêmio Nacional do Turismo. As inscrições encerraram no dia 30 de agosto.

Além disso, a premiação reconhecerá projetos e profissionais do setor que impulsionaram a atividade turística como uma força econômica geradora de emprego e renda ao país.

Inclusive, os temas que mais receberam inscrições foram: Governança e Gestão do Turismo; e Promoção e Marketing no Turismo e Valorização do Patrimônio Cultural do Turismo.

Ministro do Turismo agradece inscritos no Prêmio Nacional do Turismo 2023

Por sua vez, o ministro do Turismo, Celso Sabino, agradeceu a participação dos brasileiros. Além disso, ele destacou a importância do reconhecimento de quem faz a diferença no turismo nacional.

“Obrigado a todos que se inscreveram no nosso prêmio. Isso demonstra o comprometimento e a dedicação dos brasileiros em impulsionar o turismo nacional. Os projetos e iniciativas inscritos refletem a diversidade e a riqueza cultural do Brasil, bem como o potencial de crescimento contínuo da atividade no país”, disse o ministro do Turismo.

Veja os próximos passos do Prêmio Nacional do Turismo 2023

Agora, as iniciativas passarão pela fase de habilitação. Nessa etapa, serão verificados itens como: atuação nos últimos 24 meses, contados a partir da data de publicação do edital.

Além da descrição profissional adequada; inserção de foto frontal do proponente; justificativa da candidatura. Assim como inserção de material que corrobore o mérito do inscrito, entre outros. Depois, o resultado da habilitação preliminar será publicado no site do Prêmio Nacional do Turismo. 

Após esta fase, cinco especialistas, entre agentes públicos e privados, das respectivas categorias, julgarão as inscrições habilitadas. Inclusive, os membros da comissão julgadora poderão solicitar esclarecimentos aos inscritos habilitados. Porém, isso será possível exclusivamente por intermédio do Ministério do Turismo. Feito isso, definirão 3 finalistas por categoria.

Depois, a comissão julgadora avaliará os participantes das categorias que compõem o grupo das “Iniciativas de Destaque”. Com isso, a comissão elegerá o primeiro, segundo e terceiro lugares.

Já para os inscritos nas categorias dos “Profissionais de Destaque”, o vencedor será escolhido por meio de votação popular. Para facilitar a votação do público, serão exibidas foto e informações resumidas sobre o(a) profissional finalista. Essas são as mesmas informações que o (a) candidato (a) apresentou no momento da inscrição.

Por sua vez, o Ministério do Turismo anunciará o resultado final do Prêmio Nacional do Turismo 2023 durante Cerimônia de Premiação prevista para acontecer em dezembro. Também haverá divulgação nos veículos de comunicação institucional, bem como nas redes sociais oficiais.

Veja também as mais lidas do DT

Prêmio Nacional do Turismo: saiba mais sobre a premiação

O Prêmio Nacional do Turismo premiará 19 categorias de dois grupos distintos.

O primeiro compõem-se pelas Iniciativas de Destaque (para pessoas jurídicas), que conta com 10 categorias.

São elas: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

Além de: Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; Valorização do Patrimônio Natural no Turismo. Assim como: Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social. Ainda: Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.

Já o segundo grupo compõem-se pelos Profissionais de Destaque, onde serão premiadas 9 categorias. São elas: Academia; Governo – Parlamentares; Governo – Dirigentes; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte.

Além de: Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Organizações Não Governamentais; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres empreendedoras no turismo; e Lideranças sociais ou comunitárias de destaque no Turismo.


EDIÇÃO DO DT (CF) com MTur.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade