domingo, maio 18, 2025
InícioEconomia do turismoPresidente da Embratur no Visit.Pernambuco diz que governo prioriza...

Presidente da Embratur no Visit.Pernambuco diz que governo prioriza turismo

por Paulo Atzingen, de Porto de Galinhas (PE)*


O Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGACVB) e a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG) em parceria com o SEBRAE, o Governo Federal, através da Embratur, e o Governo de Pernambuco, representado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur, realizam a segunda edição do Visit.Pernambuco Travel Show. O evento que vai até quarta-feira (2), começou hoje no Convention Center do Armação Resort

Na entrevista coletiva que antecedeu a abertura do evento, o presidente da Embratur Gilson Machado Neto defendeu o governo federal. “O governo de (Jair) Bolsonaro tem o turismo como um de seus focos principais. Não ficamos no gabinete e governamos com palavras, mas com ações”, disse Neto.

Em sua fala, Gilson disse que é empresário hoteleiro e agricultor e reconhece essas duas cadeias produtivas como fundamentais na economia nacional. “Sabemos que (o turismo) é importante, mas não por causa do governo, mas por causa dos empresários”, disse o presidente da Embratur à hoteleiros, profissionais do trade e jornalistas. “Sou do trade, sei da importância do setor”, reforçou.

Eduardo Tiburtius, presidente da AHPG (Crédito: DT)

Força Midiática

Questionado pelo DIÁRIO se não era o momento de usar uma linguagem unificada entre municípios, estados e união e utilizar toda a força midiática do governo federal em uma campanha para falar aos brasileiros sobre a suposta segunda onda que paira nos estados e municípios, Gilson disse que o governo está fazendo o que pode para enfrentar a pandemia, em especial o Ministério da Saúde e a Anvisa. “Dentro da nossa alçada os cruzeiros não foram liberados”. A Anvisa avalia protocolos sanitários para decidir se autoriza ou não a retomada dos cruzeiro no país para a temporada 2020 e 2021.

O turismo de Porto de Galinhas se reconstrói lentamente. De acordo com Eduardo Tiburtius, presidente do Porto de Galinhas Convention Bureau no auge da pandemia (março abril) o percentual de demissões chegou a 40% da força de trabalho do destino turístico. “Estamos recuperando e hoje já recuperamos 15% desse montante”. Porto de Galinhas, pertencente ao município de Ipojuca, tem cerca de 4.5 mil pessoas que trabalham nos meios de hospedagem, segundo a Associação de Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG).

“Trabalhamos o destino à frente dos empreendimentos. Se o destino estiver bem cotado em alta a hotelaria ganha com isso diretamente. Temos uma concorrência muito positiva, afirmou Tiburtius ao DIÁRIO. 

Visit Pernambuco

Neste ano, o Visit.Pernambuco conta com a presença de 60 empresas de vários estados brasileiros, além de 70 expositores que vão apresentar seus produtos, como hotéis, pousadas, receptivos e restaurantes. O Visit também terá a participação de 13 co-expositores que ficarão no estande de 120m² da Embratur, os quais irão mostrar as novidades de Foz do Iguaçu, Canela, Tocantins, Paraná, São Sebastião e Rio Grande do Norte. Questionado pelo DT qual o valor o valor do investimento, Eduardo adiantou que girou em torno de R$ 800 mil, com a participação da Embratur, do Governo do Estado de Pernambuco e do Sebrae como os principais patrocinadores.

O Centro de Eventos Armação, em Porto de Galinhas (Crédito: DT)

Protocolos

Os organizadores garantem que o evento será pleno em termos de segurança à todos os participantes. Adotaram diversos procedimentos que visam proteger o público. São eles: os horários de chegada e saída deverão ser rigorosamente respeitados para não criar aglomeração, o uso de máscara será fiscalizado pela equipe do evento, os crachás de identificação serão entregues nos hotéis de hospedagem, a agenda para rodada de negócios está sendo marcada através de um sistema próprio do Visit, entre outras medidas. No total, o evento contará com mais de 200 pessoas.

“Reduzimos o público para atender os novos protocolos do setor de eventos, mas nem por isso deixaremos de lado o principal objetivo do Visit.Pernambuco, que é captar novos mercados para o destino de Porto de Galinhas. Estamos prontos para trabalhar e atender todos os envolvidos com segurança e responsabilidade”, garante Eduardo Tiburtius.


SERVIÇO

Quando? 30 de novembro a 02 de dezembro

Onde? Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque