O presidente do Encatho, Osmar José Vaillatti , atendeu o DIÁRIO DO TURISMO durante a 32ª edição do evento em Florianópolis (SC) e falou sobre os números (ainda não totalizados), sobre os custos de organização, sobre parceiros e sobre os critérios para a escolha dos palestrantes.
Por Paulo Atzingen (De Florianópolis)*
Segundo Vaillatti, a solenidade de abertura realizada na noite de terça-feira (13), no Centro-Sul (nome do principal centro de exposições da capital de Santa Catarina) revelou-se de uma importância impar, pelo número de autoridades presentes: “Devemos fechar essa edição com números superiores ao da edição anterior (10%), e posso tiver que a presença do ministro do Turismo, do presidente da Embratur, da Vice-Governadora do Estado, do prefeito da Capital, do presidente da ABIH Nacional, entre tantas outras entidades nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, analisou Osmar.
Em termos quantitativos, o executivo afirmou que a feira de produtos, Exprotel, está com 50 empresas expositoras e 21 eventos paralelos acontecendo entre quarta e quinta-feira. “Além da nossa programação temática do 32º Encatho, cujo chamamento é “Soluções e inovações para a hotelaria” está se apresentando mais 27 temas, por conceituados especialistas que certamente trarão muito conhecimento e muitas propostas de soluções e inovações para a atividade hoteleira”, pontuou.
Veja também as mais lidas do DT
Começa no vermelho
No que se refere à montagem da estrutura, parceiros para que o evento se realizasse, Osmar adianta que quando se começa a organizar um evento desse porte já se começa no vermelho. “Eu sempre digo que quando a gente lança uma edição do Encatho nós já saímos devendo na praça 350 mil reais; esse valor nós vamos buscar nos patrocinadores e nas empresas expositoras que fazem a locação para o espaço para a feira. Nós temos alguns importantes parceiros como: o Sebrae, o SESC, o SENAC o Fecomércio, o SAMTUR e o BRDE e outro recurso importante é a locação dos espaços, que este ano, mesmo com toda a dificuldade resultado da crise econômica, mesmo quanto tivemos que negociar valores dos espaços e das negociações, mesmo assim, nós estamos seguros de que vamos fechar essa edição com o resultado positivo”, congratula-se.
Centro Sul Locado
Questionado se o Centro Sul foi cedido pelo governo, Osmar logo adianta que não, mas alugado. “Esse espaço foi totalmente locado, ele custa em torno de 90 mil reais para os 3 dias e é a maior despesa que nós temos, seguida de implantação da tecnologia, depois montagem e decoração.
Qualidade das palestras
O nível das palestras e dos palestrantes tem se destacado na Encatho. Vaillatti explica que em primeiro lugar a sua equipe faz uma grade de temas que entendem ser apropriados e contemporâneos. Ouvem sugestões de hoteleiros, da diretoria da ABIH-SC, de ex-presidentes e também – confessa – adapta alguma grade de outros eventos paralelos que ocorrem no Brasil. “Quando temos a temática definida a gente vai atrás de especialistas que entendem do assunto para efetivamente trazerem novidades e falar com propriedade aquilo que o tema traduz. E efetivamente hoje aqui eu só tenho ouvido elogios e cumprimentos pela qualidade dos temas e pela qualidade dos especialistas que estão apresentando sua área de expertise”, sintetizou Vaillatti.
Confira a programação de palestras desta quinta-feira: http://encatho.com.br/programacao/
Serviço:
ENCATHO & EXPROTEL
13 a 15 de agosto
CentroSul – Florianópolis
Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br | 3222-8492
ABIH-SC
_______________
*O jornalista viajou a convite da organização do evento