No comunicado mensal que Roberto Bertino, presidente e fundador da Nobile Hotels & Resorts envia a seus investidores, parceiros, colaboradores e imprensa, ele anuncia a executiva Renata Rocha como CEO da empresa.
Além desse anúncio, Roberto em seu relatório faz uma citação do professor e escritor austríaco Peter Drucker:
“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.”
Veja também as mais lidas do DT
De acordo com o executivo, a frase de Drucker coloca todos aqueles que planejam, seja direta ou indiretamente, como construtores de cenários futuros e concretos. Cenários positivos, diga-se de passagem.
“Quem planeja focaliza a ação concreta de fazer com que as coisas sonhadas e projetadas no presente aconteçam no futuro”, escreve Roberto em seu comunicado, quando apresenta um retrato de sua organização empresarial, que se posiciona em 5° lugar no ranking das 50 maiores administradoras hoteleiras, segundo o Relatório Hotelaria em Números 2022 da Jones Lang LaSalle.
Bertino resume a forma que toca sua organização com essa frase: “Seguiremos com disciplina fanática o nosso planejamento estratégico, a nossa política de austeridade no controle dos custos, sempre fazendo mais com menos e entregando diferenciais competitivos, elevada reputação às propriedades do nosso portfólio, rentabilidade e valorização patrimonial aos nossos investidores”.
As palavras do executivo poderiam até parecer frases de efeito se ele não elencasse os índices de crescimento e números consolidados da rede, que o DIÁRIO reproduz abaixo:
* superamos em 15,2% o faturamento projetado para 2022. Essa majoração do
faturamento atrelada ao PERSE (Programa de Recuperação Emergencial do Setor de
Eventos, instituído pela Lei n. 14.148/2021, que reduz a zero, por cinco anos, as
alíquotas para o IRPJ, CSLL, PIS/ Pasep e de COFINS), gerou um incremento de 71% na rentabilidade consolidada de nossas operações, em comparação com o plano
orçamentário 2022.
Alguns indicadores consolidados da rede:
. 86% de satisfação dos hóspedes;
. 94% de satisfação do colaborador;
. 88% de realização do CAPEX (Investimentos em Bens de Capital);
. 22% das unidades certificadas no SQN (Selo de Qualidade Nobile);
. 21 novos contratos assinados no Brasil, América Latina e Portugal;
. 5ª posição no ranking das 50 maiores administradoras hoteleiras (Relatório
Hotelaria em Números 2022 da Jones Lang LaSalle);
. 66 hotéis e mais de 8.200 quartos em nosso portfólio; e
. 82% a mais de arrecadação nos hotéis da rede para o Instituto Ronald McDonald, apoiando as crianças e adolescentes com câncer no Brasil, em relação ao ano de 2021.
– Para 2023 projetamos um incremento consolidado rede entre 12% a 16% na
diária média e entre 3 a 5 pontos porcentuais na taxa de ocupação em relação ao ano
de 2022, perseguindo igual ou melhor performance atingida nos demais indicadores acima apresentados, mas com a meta de 55% das unidades conquistarem a certificação no SQN (Selo de Qualidade Nobile).
Renata Rocha
Dentre os assuntos internos, Bertino adianta que neste mês de dezembro/2022 promoveu ao cargo de CEO da NOBILE HOTELS & RESORTS a Renata Rocha, executiva que atua na rede desde 2008, ano da fundação da empresa, ocupando cargos estratégicos.
Inauguração
Ao final de sua carta, Roberto comemora a inauguração neste mês de dezembro/22 do NOBILE HOTEL MONTOYA, em Punta del Este, no Uruguai.