Como realiza mensalmente, o presidente da Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino, envia uma carta aos investidores, colaboradores e parceiros.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Na mensagem do mês de maio, escrita após a conferência anual da rede realizada em Brasília dias 10 e 11 deste mês, Roberto vai além da prestação de contas aos seus pares e investidores, e faz uma análise da conjuntura sócio-política e econômica do Brasil.
Veja também as mais lidas do DT
Ele utiliza em sua análise como pressuposto a pergunta-chave apresentada na Conferência Anual da Nobile Hotels & Resorts:
Enquanto tudo e todos se tornam mais interligados e digitalizados, como operar, competir e vencer?
De acordo com o fundador da rede hoteleira, as respostas para esta pergunta-chave foram apresentadas lá mesmo, no evento, através das práticas operacionais, modos de gestão e tomadas de decisão administrativas.
Com o tema “Fortalecidos para um novo tempo” e este tempo subentende-se o tempo da pós-pandemia em que vivenciamos a maior crise sanitária do mundo em tempos modernos, Roberto e sua equipe reuniu líderes da própria Nobile e consultores para debater, discutir e apresentar temáticas como “frameworks de gestão, estratégia de marketing digital, inteligência de vendas e tecnologias adquiridas e implantadas pelo grupo hoteleiro, assuntos esses mais do que atuais, mas necessários no mundo corporativo.
“Não podemos obter resultado diferente se atuarmos com estratégias de antigamente. Estamos vivendo num mundo VUCA (Volatile, Uncertain, Complex, Ambiguous) ou seja, volátil, incerto, complexo e ambíguo”, afirma.
Protagonistas e flexíveis
A análise está correta: vivemos um tempo de alta intensidade de forças que impulsionam a mudança (volatilidade); experimentamos uma alta imprevisibilidade (incerteza); estamos diante de muitos fatores envolvidos na transformação (complexidade) e nos posicionamos de diferentes pontos de vista para entender e analisar os fatos (ambiguidade).
“Logo, temos que assumir o protagonismo em nos adaptarmos a este novo ambiente de negócios. Temos que ser “bambus”, quero dizer, flexíveis e com pensamentos adaptáveis”, afirma em seu documento.
Roberto acrescenta que seu grupo hoteleiro está muito focada no diagnóstico, “analisando constantemente os dados da rede e do mercado, elaborando prognósticos para os hotéis do portfólio com maior precisão do que pode acontecer no futuro”.
Educação Corporativa
Com o objetivo de incentivar novos líderes e colaboradores a se acostumarem com as incertezas e instabilidades, a trabalharem com múltiplas informações, enorme quantidade de variáveis a Nobile implantou, informa Bertino, o programa de educação corporativa CAPACITA NOBILE, dirigido por Emíria Bertino, Vice-presidente de Qualidade, Processos e Educação Corporativa.
“Temos convicção de que só através da transformação, da inovação e do conhecimento conseguiremos estender a linha da maturidade da companhia e dos hotéis do nosso portfólio. Na NOBILE colocamos as pessoas no centro estratégico da companhia”, escreve Bertino.
Números
Como é praxe em documentos dessa natureza, o executivo apresenta os dados consolidados da rede: “no mês de abril ultrapassamos a meta global de receitas da rede em 23%, outro excelente resultado mensal em sequência, tendo como um dos vetores dessa majoração a demanda dos hotéis de lazer e resorts da rede por conta dos feriados. A diária média consolidada do mês de abril foi a melhor do ano, totalizando R$262,20, resultado da estratégia de precificação do nosso inventário e trabalho excepcional do nosso time de Inteligência de Vendas”.
Ainda, em referência a desempenho, no dia em que ele escrevia o documento (17 de maio), a Nobile já havia vendido 82% da receita projetada para o mês de maio. “No forecast estimamos majoração próxima da obtida no mês de abril. Estamos animados e confiantes que estamos na trilha correta!”.
Minimizar impactos
Na última parte de seu documento, Roberto reforça que segue focado em minimizar os impactos provocados pela inflação, o aumento da taxa Selic, “utilities” (água, energia e gás) e guerra na Ucrânia. “Para isto, seguimos implantando os projetos aprovados com empresas homologadas para reduzirmos as contas de água, energia e gás; manutenção dos elevadores; software de gestão (PMS) e investimentos em marketing digital e programa de vantagens NOBILE PLUS+ ao aumento das vendas diretas de tal forma a reduzirmos os custos com comissões pagas a terceiros”, enumera.
“Inspirado pelo tema da nossa Conferência Anual 2022, “Fortalecidos para um novo tempo”, registro meus sinceros agradecimentos aos nossos Investidores pela confiança em nós depositada, aos nossos colaboradores pelo engajamento e trabalho frutuoso e aos nossos fornecedores e parceiros pela crença em nossa proposta de trabalho”.
Assina o comunicado, o presidente e fundador da Nobile Hotels & Resorts, Roberto Bertino.