Ainda em nota, o presidente Gibbs e sua equipe afirmam que farão de tudo para que o território retome sua atratividade
REDAÇÃO DO DIÁRIO
O presidente de Saint-Martin, Daniel Gibbs, acaba de enviar uma nota à imprensa e aos meios de comunicação sobre a situação de seu território após a passagem do furacão IRMA no último dia 6 de setembro de 2017.
Segundo ele, a Fase 1 da organização pós-furacão consistiu em cuidar de forma emergencial das pessoas feridas, doentes ou em dificuldades e na evacuação dos turistas. Durante essa fase 1, o Exército francês e da força policial cuidaram da segurança. “Atualmente a Fase 1 está concluída e a segurança do território está sob controle”, afirma em nota.
Veja também as mais lidas do DT
Neste momento, o presidente Daniel Gibbs e sua equipe trabalham com seus parceiros na Fase 2, que trata da organização pós-furacão, que consiste:
– proceder a limpeza dos escombros, dos itens volumosos e dos detritos gerados e transportados pelo furacão;
– fazer a distribuição de água, comida e de material;
– reabilitar as redes de água, saneamento básico e eletricidade.
De acordo com o comunicado, esta Fase ainda está em curso e a maior parte dos turistas já se encontra em seus países. Um conjunto de peritos deve avaliar o estado dos hotéis, residências e guest houses para ajudar na reconstrução das infraestruturas turísticas.
Reconstrução
O encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, na última terça-feira (12) permitiu ao presidente Gibbs expor as necessidades urgentes da coletividade, principalmente em termos de reconstrução do território, de ajuda à população e às empresas para retomar a vida normal, através de medidas de acompanhamento que serão definidos no quadro de uma negociação entre o Estado e a Coletividade.
Ainda em nota, o presidente Gibbs e sua equipe afirmam que farão de tudo para que o território retome sua atratividade. Ele agradece calorosamente a todos os parceiros e operadores de turismo que se mobilizaram por Saint-Martin e que os acompanham para que Saint-Martin volte a ser um dos destinos mais apreciados do Caribe.