(Edição do DIÁRIO com agências)
A primeira aeronave da GOL com a antena que permitirá o acesso à internet e uma completa plataforma de entretenimento a bordo já está no Brasil. O equipamento, modelo 2Ku, terá comunicação via satélite, além de IPTV, método de transmissão de sinais televisivos e do sistema de streaming para filmes e outros.
“A instalação da antena na primeira aeronave foi feita em Miami, nos Estados Unidos, pela equipe da Gogo, nossa parceira e provedora desta tecnologia. As demais, serão feitas pela própria companhia em nosso Centro de Manutenção, em Confins”, explica Paulo Miranda, diretor de Produtos e Experiência do Cliente da GOL. A companhia preparou um vídeo que mostra como foi esse processo de instalação.
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O sistema já está homologado pelo FAA (Federal Aviation Administration – entidade governamental dos Estados Unidos, responsável pela regulamentação da aviação civil naquele país) e está agora em processo de certificação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), autoridade do setor no Brasil.
“A previsão é de que, após a certificação do sistema pelos órgãos brasileiros, o primeiro voo com Wi-Fi e entretenimento a bordo seja realizado ainda este ano. E de que, em até dois anos, toda a frota da companhia esteja equipada e pronta para oferecer a mais completa plataforma de entretenimento a bordo disponível no mercado aos seus clientes”, afirma Paulo Miranda.
Além de internet, o sistema permitirá acesso à plataforma de entretenimento de bordo, que inclui canais de televisão ao vivo, programação por streaming com filmes, séries, desenhos, além do mapa de voo. O acesso será pelo dispositivo móvel do próprio cliente – tablets, smartphones e notebooks.
O que faltava a GOL é investir mais nas parcerias, o que a Azul já vinha fazendo. Entretanto, sugeriria a GOL, manter a sua característica de atendimento com empatia: funcionário e cliente, em todas as áreas. Contato, por e-mail, com o setor de Relacionamento Gol, parece estarmos contactando com sistemas: as respostas parecem virem já formatadas. No mais, sucesso à todas as empresas aéreas, para que possamos ter mais vôos e, de preferência com menos escalas/conexões.