Primeiro cruzeiro dos EUA em Cuba depois de 50 anos chega a Havana

  • Agências Internacionais

O primeiro cruzeiro a fazer a rota entre Estados Unidos e Cuba em meio século chegou à Havana nesta segunda-feira (2), de acordo com a Reuters. O navio, com 700 passageiros passará por vários portos de Cuba nesta semana, zarpou neste domingo (1°) de Miami, às 16h locais (17h, horário de Brasília).

A partir de agora cruzeiros de uma semana, que navegarão duas vezes por mês, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural entre os dois países, dentro do processo de degelo bilateral que começou em dezembro de 2014.

“Fathom oferece uma ocasião realmente histórica de viajar a Cuba: a oportunidade de ajudar a construir novas pontes para uma cultura rica e dinâmica, que, até agora, a maior parte dos americanos só viu em fotografias”, anunciou a empresa em seu site.

A incerteza se o primeiro cruzeiro aconteceria foi desfeita na semana passada, quando o governo de Raúl Castro levantou as restrições para as viagens marítimas dos cubanos saindo de Cuba  ou vindo dos Estados Unidos, o que abriu as portas para as pessoas nascidas na ilha ir a bordo das embarcações.

Em um primeiro momento, levando em conta as restrições impostas desde a Guerra Fria por Cuba quando temia o desembarque de anticastristas, a Carnival havia se negado a aceitar cubanos-americanos a bordo, o que desatou uma polêmica pelo que foi visto como um ato de discriminação.

As críticas de diversos setores levaram a Carnival, a primeira empresa mundial de cruzeiros, a mudar de atitude e aceitar pessoas nascidas em Cuba. Em seguida, o país anunciou que aceitava liberar as viagens marítimas de seus cidadãos, dentro do processo de normalização das relações com os Estados Unidos, que alcançou seu ponto máximo em março, com a visita histórica de Barack Obama a Havana.

Segundo a Carnival, os cubanos que migraram para os EUA antes de 1971 precisam de um visto especial, mas os que saíram depois dessa data podem viajar com seu passaporte cubano, as mesmas exigências feitas a quem usa aviões.

O Adonia tem previstas atividades culturais nos diferentes portos que chegar. Em Havana, Cienfuegos e Santiago de Cuba acontecerão encontros com artistas, músicos, aulas de dança e excursões guiadas.

Os preços para o cruzeiro a Cuba partem dos US$ 1.800 por pessoas em um camarote básico até mais de 7 mil em uma suíte.

Paulo Atzingen
Paulo Atzingenhttps://www.diariodoturismo.com.br
Paulo Atzingen é paulista e jornalista profissional (DRT-185 PA) desde o ano 2000; cursou Letras e Artes e Comunicação Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), É poeta, contista e cronista. Estuda gaita (harmônica).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro das notícias mais importantes do setor!


Mais recentes

Carambeí: memória, fé e trabalho marcam viagem aos Campos Gerais

15 ANOS DIÁRIOS - 10 de setembro de 2017 São casas, ferramentas, tratores, comidas, vestimentas, modo de se vestir e falar e uma infinidade de...

Denilson Althmann, do Park Inn By Radisson Santos: “hospitalidade continuará, sem ou com máscara”

Precursor das perguntas diretas aos seus interlocutores em busca de respostas objetivas e  francas, o DIÁRIO retoma seu quadro "TRÊS, QUATRO OU CINCO PERGUNTAS...

GOL lança check-in por WhatsApp

A GOL Linhas Aéreas acaba de anunciar que disponibiliza nesta sexta-feira (3), novas funcionalidades em seu atendimento via WhatsApp, dando um primeiro passo para...

Rio Othon Palace otimiza quartos para oferecer serviço de Room-Office

O Rio Othon Palace otimizou parte dos seus quartos para oferecer o serviço de Room-Office a sua clientela corporativa. EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências A iniciativa...

Selo Turismo Responsável dá tranquilidade aos hóspedes na rede Bourbon

Os protocolos de higiene e segurança adotadoS nos hotéis resgatam a confiança do hóspede no retorno aos empreendimentos e aos seus dias de relax....

Comércio e Serviços de SP poderão abrir por 6 horas, em 4 dias úteis

O governo de São Paulo vai dar uma segunda opção de funcionamento para os estabelecimentos comerciais autorizados a operar nas regiões do estado que...

Relacionadas

Fique ligado - Receba nossas notícias diárias