(Edição do DIÁRIO com agências)
Usar o turismo para apoiar iniciativas transformadoras nas comunidades cariocas. Este é o objetivo do projeto Favelidade, organizado pelo Atados, uma plataforma que conecta ONGs e voluntaries, e pelo Favela Experience, que promove turismo de experiência e impacto social nas favelas da cidade. Durante dez dias, viajantes, moradores e a Família Olímpica terão a oportunidade de conhecer o Rio de Janeiro sob um novo olhar, visitando dez comunidades diferentes da cidade, a cada dia com um novo roteiro. A expectativa é que sejam gerados R$ 15 mil para as ONGs e R$ 15 mil para as comunidades. Além disso, os roteiros pretendem incentivar o potencial de geração de renda a longo prazo para as ONGs e comunidades.
Durante os Jogos Olímpicos Rio2016 estarão no Rio de Janeiro cerca de 500 mil turistas. Com os roteiros do Favelidades, eles poderão descobrir uma realidade cotidiana que não é mostrada pela mídia e que retrata de perto a vida da Cidade Maravilhosa. As comunidades cariocas são um espaço tão importante e emblemático para a cidade, quanto seus famosos cartões portais. Guias locais, moradores, tradutores, voluntários e a equipe do projeto serão os anfitriões nessa descoberta.
Veja também as mais lidas do DT
Os viajantes irão visitar ONGs, projetos, casas de moradores, restaurantes locais, o comércio, assistir apresentações de música e dança, praticar o ecoturismo e descobrir culturas e paisagens. Serão dez comunidades visitadas, cada uma em dias diferentes. Dentre elas estão: Cantagalo, Rocinha, Vila Autódromo, Vidigal, Pereirão, Babilônia, Providência, Cabritos / Tabajaras e Pavuna.
O Favelidade será lançado oficialmente dia 5 de agosto, no Vidigal, na noite da abertura dos Jogos Olímpicos, com transmissão ao vivo.