Ações em Nova York e Washington consolidam o Rio de Janeiro na “prateleira” de produtos turísticos em um dos mercados que mais emite turistas internacionais ao estado
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizaram nesta segunda-feira (9/12) mais uma ação de promoção do Rio de Janeiro nos Estados Unidos, desta vez para o trade turístico de Miami, na Flórida. O evento reuniu agentes de viagens, operadores, companhias aéreas e imprensa, além de empresários do setor. O mercado norte-americano é o 3º maior emissor de turistas ao Rio de Janeiro, e o maior fora da América Latina. Só este ano, até outubro, mais de 140 mil visitantes dos EUA estiveram no nosso estado (12% do fluxo total de estrangeiros).
Este número já está no mesmo patamar de todo o ano de 2023 (142.600) e indica um crescimento de cerca de 30% até o fim de 2024, chegando à marca de 180 mil. Esses dados apontam um cenário promissor, com boa margem de crescimento para os próximos anos. “Nesta visita aos EUA, passamos por cidades importantes, como Miami, Washington e Nova York, e demos mais um passo na nossa contínua missão de promover o Rio de Janeiro como um destino turístico pronto para receber os visitantes. Graças ao apoio irrestrito do governador Cláudio Castro, temos conseguido avançar muito na promoção no mercado nacional e internacional. Os Estados Unidos continuam sendo um dos principais mercados emissores de visitantes para nós, o que reafirma a força do Rio de Janeiro e nos aponta um caminho de crescimento no número de turistas”, disse o Secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca.
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Em sua apresentação, Tutuca destacou novos roteiros e possibilidades de experiências turísticas, além de grandes eventos como o Réveillon e o Carnaval, que em 2025 terá um dia a mais de desfile das Escolas de Samba na Marquês de Sapucaí. O secretário destacou ainda a aprovação recente do Projeto de Lei do Tax Free, um programa de reembolso de impostos (ICMS), em forma de cashback, em compras feitas por turistas estrangeiros durante a viagem ao Brasil. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do RJ e agora segue para sanção do Governador Cláudio Castro.
“A implementação do Tax Free é um marco histórico para o turismo do Rio de Janeiro. Temos observado um aumento contínuo no número de turistas internacionais e a expectativa é que essa medida amplie ainda mais esse fluxo. Até outubro, já recebemos mais de 1,2 milhão de visitantes estrangeiros. Não tenho dúvidas que o Tax Free só trará benefícios para o turismo e a economia do Rio de Janeiro, ajudando a fomentar cada vez mais toda a cadeia produtiva do setor no nosso estado”, explica Tutuca.
Ações em Nova York e Washington
Na quinta-feira (5/12) a Setur-RJ e a TurisRio levaram o projeto “Rio In NY” para Nova York, onde agentes e operadores receberam uma capacitação sobre os destinos do RJ. Tutuca também se reuniu com a vice-presidente da USTOA, Peggy Murphy, e com o diretor de Vendas e Alianças para América do Sul, da American Airlines, Alexandre Cavalcanti, para alinhar algumas parcerias.
A agenda de reuniões seguiu para Washington, na sexta-feira (6/12), onde a equipe liderada por Tutuca foi recebida pela conselheira Maria Clara Tavares, representante da Embaixada do Brasil em Washington. Na pauta, a programação (2025) para a divulgação dos atrativos fluminenses, voltado para o mercado turístico da capital dos EUA.