O Projeto “Sou Amigo da Fauna” também convoca esforços para combater a caça e a pesca ilegais, e é uma iniciativa das ONG´s Instituto Libio, AMPARA Silvestre, Onçafari e SOS Pantanal – que conta com o apoio estratégico da Azul Linhas Aéreas e da Socicam
Por possuir a maior biodiversidade do planeta, o Brasil é um dos grandes alvos do tráfico de animais silvestres. Tanto que, todos os anos, mais de 38 milhões de animais de diversas espécies são retirados da natureza de forma cruel e criminosa. Além disso, de cada dez animais traficados, nove morrem.
Essa também é a terceira maior atividade ilegal do mundo, e esse mercado clandestino fica somente atrás do tráfico de armas e drogas. Isso porque movimenta ilegalmente cerca de 23 bilhões de dólares por ano. Deste total, o Brasil concentra de 5% a 15%.
Além disso, o Levantamento do Observatório do Tráfico da ONG Freeland Brasil, que se baseia no acompanhamento de notícias sobre o crime de tráfico, mostrou que, no ano de 2021, mais de 25 toneladas de carne de caça e mais de 130 toneladas de pescado foram obtidos de forma ilegal.
Porém, ao menos 59 mil animais foram recuperados em operações de combate contra o crime. No entanto, cerca de 1.700 outros animais mortos foram apreendidos.
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Instituições se unem para criar Projeto Sou Amigo da Fauna
Nesse contexto, de demandas emergenciais por respostas enérgicas, que quatro instituições de preservação ambiental se uniram para criar o Projeto Sou Amigo da Fauna. A ação, que foi apresentada ao público no dia 29 de junho de 2023, no Complexo JK, em São Paulo, soma esforços que 4 instituições idealizaram. São elas: o Instituto Libio, a AMPARA Silvestre, a Onçafari e o SOS Pantanal.
O projeto também conta com o apoio de dois parceiros fundamentais para o combate ao tráfico de animais: a Azul Linhas Aéreas e a Socicam. Essa última é administradora de aeroportos, terminais urbanos, rodoviários e portuários. Além de companhias que atuam em áreas remotas e também onde há um risco maior para a prática desses crimes.
Projeto Sou Amigo da Fauna foca em “conscientizar para preservar”
Investindo na capacitação e na sensibilização de funcionários de empresas, de instituições parceiras e da sociedade civil, o Projeto Sou Amigo da Fauna tem o objetivo de reduzir drasticamente o número de animais traficados no Brasil.
Então, essas ações serão impulsionadas com o apoio de campanhas publicitárias e com a adesão de empresas e instituições ao Selo Amigo da Fauna. Contribuindo assim para a difusão de informações sobre os impactos do tráfico de animais para a sociedade.
Além disso, a identidade visual e a campanha do Projeto Sou Amigo da Fauna foram desenvolvidas pela Colírio, consultoria de design estratégico. Inclusive, a empresa acredita no poder do Design para comunicar causas tão importantes como essa.
“Entramos neste trabalho com uma visão que foi além do selo, porque sabemos que podemos contribuir com a nossa expertise para impactar e despertar as pessoas para um tema tão relevante e ainda pouco divulgado. Nosso desafio foi criar elementos fortes que representassem os principais alvos do tráfico, como as aves, os insetos, os répteis e anfíbios e os mamíferos, de uma forma lúdica como contraponto às imagens reais”, explicou Teresa Guarita Grynberg, sócia-fundadora da Colírio.
Já os vídeos de apoio para a comunicação foram produzidos pela Estação Brasileira.
Líderes das organizações e executivos comentam Projeto Sou Amigo da Fauna
“O projeto nasceu da indignação de crimes contra a natureza que exploram e tiram vidas de muitos animais. A transformação deste triste cenário é o que nos move. É preciso conscientizar as pessoas. Para isso, queremos nos unir a uma grande rede de instituições em prol da conservação da biodiversidade”, explicou Raquel Machado, fundadora e presidente do Instituto Libio.
Para Mario Haberfeld, CEO e fundador do Onçafari, o trabalho de conscientização do Sou Amigo da Fauna tem como objetivo dar visibilidade ao tema do tráfico de animais silvestres. “Além de trazer conhecimento e informação para que possamos impactar a maior quantidade de pessoas possíveis e coibir esses crimes”, complementou.
Além disso, para Gustavo Figueirôa, diretor de Comunicação e Engajamento do SOS Pantanal, entidade que testemunha de perto as ameaças a um de nossos biomas mais ricos, a conscientização da necessidade de combate às investidas contra a fauna nativa do país é importante. Tanto que é um dos pilares para a conquista de objetivos mais amplos.
“O tráfico de animais é um assunto transversal na conservação. Não podemos esperar que apenas instituições focadas no assunto ergam suas vozes. Esse programa é exatamente sobre unir forças para combater um inimigo em comum, que tira milhões de animais todos os anos de seus habitats”, argumentou Gustavo.
Enfatizando que também vivemos um contexto de emergência climática, Juliana Camargo, CEO e fundadora do Ampara Silvestre, reitera a importância vital da soma de esforços como os articulados agora no Projeto Sou Amigo da Fauna.
“A preservação do meio ambiente desempenha um papel fundamental no alcance de um desenvolvimento sustentável. Ao mantermos os ecossistemas em pleno funcionamento, garantimos a sobrevivência da nossa fauna, contribuímos para a mitigação das mudanças climáticas, melhoramos a nossa qualidade de vida e asseguramos a diversidade biológica”, concluiu Juliana.
Ações da Azul em favor da valorização e proteção da fauna e da flora brasileiras
Já o gerente de Sustentabilidade da Azul Linhas Aéreas, Filipe Alvarez de Oliveira, lembra que ser a primeira aérea a apoiar essa campanha é um reconhecimento das ações da companhia em favor da valorização e proteção da fauna e da flora brasileiras.
Além disso, incluem, por exemplo, curso de combate ao tráfico de animais para todos os aeroviários da Azul que atuam nos aeroportos. Também há a expertise para o transporte seguro de espécies ameaçadas de extinção.
“Estamos orgulhosos do convite para participar dessa iniciativa tão importante e conectada a outros projetos de conservação da biodiversidade e fomento à bioeconomia que a Azul desenvolve. Esse tipo de apoio é um dos pilares da nossa estratégia ESG e faz parte das metas que assumimos na assinatura do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade do CEBDS”, explicou Felipe.
Socicam tem amplo plano de ESG
Ainda, para Marcelo Bisordi, diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, o projeto faz parte de um amplo plano da empresa com foco em ESG.
“Reconhecemos a importância de colaborarmos com o combate ao tráfico de animais e por isso abrimos as portas para que esse projeto pudesse ser modulado com base nas experiências trocadas com nossos aeroportos da Centro-Oeste Airports, em Mato Grosso”, explicou Marcelo.
“Temos um trabalho consistente de manejo de fauna e flora em nossos empreendimentos, além de realizarmos uma série de ações socioambientais que envolvem toda a comunidade do entorno dos equipamentos. Portanto, vislumbramos nessa parceria a consolidação do nosso engajamento nas questões ambientais”, pontuou o diretor.
Selo Amigo da Fauna
Na ocasião do lançamento do projeto, também divulgaram o Selo Amigo da Fauna. Essa é uma ação estratégica para a captação de novos parceiros do Projeto Sou Amigo da Fauna. Inclusive, o projeto já conta com a adesão de 13 aeroportos espalhados em regiões mais remotas dos grandes centros urbanos do Brasil. Essas áreas naturalmente constituem as rotas dos crimes de tráfico de animais silvestres cometidos no País.
Os aeroportos que já participam do projeto são: Aeroporto Piloto Oswaldo Marques Dias, de Alta Floresta (MT); Aeroporto Maestro Marinho Franco, de Rondonópolis (MT); Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, de Sinop (MT); Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Cuiabá (MT). Além do: Aeroporto de Vitória da Conquista (BA); Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus (BA); Aeroporto de Una-Comandatuba (BA); Aeroporto de Caldas Novas (GO).
Ainda há o: Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, de Goianá (MG); Aeroporto de Araçatuba (SP); Aeroporto de Presidente Prudente (SP); Aeroporto de São José do Rio Preto (SP); e Aeroporto Serafin Enoss Bertaso, de Chapecó (SC).
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.