LATAM e USP se unem para levar equipamentos médicos para o Mato Grosso

Continua depois da publicidade

Materiais foram transportados de São Paulo/Congonhas para Goiânia por programa da LATAM que há mais de 10 anos já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil

Em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente, nesta quinta-feira (29), quase 2 toneladas de equipamentos e insumos médicos na rota São Paulo/Congonhas-Goiânia.

O material será utilizado para atendimento médico gratuito da população carente de Barra dos Garças, no Mato Grosso. Entre 30 de junho e 09 de julho, serão realizadas mais de 120 cirurgias, 600 ultrassons e inserção de 80 dispositivos intrauterinos (DIU) no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck, tendo como público-alvo a população vulnerável da região.

Veja também as mais lidas do DT

Os procedimentos serão realizados pelos próprios alunos de Medicina da universidade por meio do projeto Expedição Cirúrgica. Desde 2013, a iniciativa promove a formação social, acadêmica e profissional dos estudantes por meio de ações que visam atender populações vulneráveis e melhorar as condições de saúde de localidades mais remotas do Brasil. Em 2019, foram realizadas mais de 70 cirurgias e 700 ultrassonografias pelo projeto no município de São Gabriel do Oeste (MS). Já em 2022, foram realizadas 102 cirurgias e 501 ultrassonografias em Bariri (SP).

latam
Materiais foram transportados de São Paulo/Congonhas para Goiânia por programa da companhia que há mais de 10 anos já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil (foto: Divulgação LATAM)

O projeto Expedição Cirúrgica permite aos alunos uma nova visão sobre a realidade brasileira, com a vivência e o atendimento médico em diferentes regiões e realidades. Além disso, cria uma semente e interesse pela área cirúrgica, atuando lado a lado de grandes cirurgiões brasileiros com uso da tecnologia de ponta. O âmbito assistencial é igualmente privilegiado, pois dá acesso à medicina de nível internacional altamente humanizada para as populações de cidades com pouca infraestrutura e sobrecarga do sistema municipal de saúde.

O material foi embarcado em um voo da LATAM que partiu do aeroporto de São Paulo/Congonhas às 12h20 (hora local) e pousou em Goiânia às 14h (hora local). Após o desembarque, foi encaminhado via terrestre para o destino final pela instituição. O aeroporto de Goiânia, vale lembrar, embora esteja localizado no Estado de Goiás, vizinho do Mato Grosso, está mais próximo do município de Barra dos Garças.

AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS SOMENTE NO BRASIL

Em 2023, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou 160 mil pessoas no Brasil, resgatou 48 animais, transportou 18 toneladas de cargas em emergências, transportou 758 pessoas e atuou diretamente em situações como os terremotos da Turquia e Síria, os deslizamentos no litoral paulista e na crise humanitária do povo Yanomami.

Já em seus 10 anos de existência, beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em prol do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais

Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário alcançou a marca de 20 ONGs parceiras no Brasil, incluindo importantes aliados como Amigos do Bem, Gastromotiva, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, Make a Wish e SOS Mata Atlântica.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade