O Desafio Senac – Alunos no Comando,
envolve mais de 30 gestores e docentes com vasta vivência na área
Desde que iniciei minha jornada em comunicação e marketing, temas como projetos de valor, propósito, responsabilidade social e ambiental, diversidade e tantos outros em alta na atualidade, já eram, e muito, praticados por empresas estrangeiras no mercado nacional. Talvez por isso, tive a oportunidade de fazer a gestão de projetos em diferentes setores, com resultados excelentes.
A questão é que, com o mundo em crise, esses temas se tornam mais e mais relevantes para o sucesso dos negócios e, atualmente, fazem parte da estratégia de marcas de sucesso. Live events, live marketing, intervenções, projetos de Public Relations (PR) e voltados para o terceiro setor são também a “alma” do negócio. Nesse contexto, ir da gestão de projetos para a especialização em branding, posicionamento e criação de estratégias de marca é um pulo.
Esse tipo de ação que impacta sobremaneira a construção de imagem e reputação de marca, ajuda na manutenção do negócio e – por que não? – na administração de crises que podem acontecer, a qualquer momento, sem avisar, faz parte do meu dia a dia, do meu desenvolvimento profissional. Embora esteja aqui falando de mais de 25 anos de atuação, sei que ainda existem organizações que ignoram a importância da consistência e da coerência entre discurso e ação, e isso vemos todos os dias nas mídias sociais e nos jornais. Exemplos negativos não faltam, mas os positivos precisam ser compartilhados.
Veja também as mais lidas do DT
Por isso, quero contar para vocês sobre um desses projetos que estou à frente desde o início do ano, e que possui imensa contribuição na formação de profissionais cidadãos e responsáveis, com potencial para ampliar as questões voltadas para a responsabilidade socioambiental. Falo de um dos mais importantes programas de formação educacional do Brasil com base na prática profissional: o Desafio Senac – Alunos no Comando.
O evento, que está em sua sexta edição, envolve mais de 30 gestores e docentes com vasta vivência na área, responsáveis por preparar 103 alunos de diferentes cursos de graduação do Centro Universtário Senac, em especial, do Bacharelado em Hotelaria. Entre os estudantes, são destacados 12 gestores, enquanto os demais formam a equipe operacional que assume o GRANDE HOTEL CAMPOS DO JORDÃO, HOTEL-ESCOLA SENAC por um fim de semana.
Hóspedes e convidados se encantam ao ver jovens tão determinados e aptos à frente do GRANDE HOTEL
Os alunos trabalham de forma colaborativa para construir serviços, cardápios e atividades recreativas, visando reinventar o GRANDE HOTEL com base no que faz sentido para a sua formação. Este ano, eles exploram o tema Sonhos – olhares de um futuro ideal e estão se preparando para o desafio, programado para outubro.
É um trabalho imenso, mas com resultado espetacular. Os alunos passam por duas imersões no hotel e treinamento a partir de oficinas e orientações – no que podemos chamar de pedagogia ativa – e, quando chegam ao evento, dão um show de profissionalismo.
Hóspedes e convidados se encantam ao ver jovens tão determinados e aptos à frente do GRANDE HOTEL. Para os envolvidos, a sensação do dever cumprido, por sua contribuição na formação de novos profissionais da área de hospitalidade com brilho nos olhos, curiosos, determinados, prontos para as oportunidades de mercado. Para os alunos, novos horizontes e possibilidades que se abrem em liderança, tomada de decisão, empreendedorismo etc.
Conversando com os alunos selecionados para o desafio, fiquei com a sensação de que não só eles aprendem com o projeto e a ação. A equipe que está nos bastidores – professores e gestores – se renova e cresce à medida que se doa e se abre para a troca. Hóspedes e convidados também contribuem conforme experimentam e avaliam a experiência. O mesmo se repete com parceiros, fornecedores e a comunidade ao abraçar esses jovens profissionais, estimulando e dando a eles eco. Um projeto educacional de primeiro mundo, bem aqui, ao alcance dos nossos olhos! Acesse este link e conheça o que eles entregaram na última edição.