Na WTM Latin America 2023, Débora Bonazzi, head travel do Google, falou sobre a nova jornada do viajante; confira
No 2°dia da WTM Latin America, grande evento de turismo que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, houve uma série de palestras importantes.
Uma das mais aguardadas foi sobre a Nova Jornada do Viajante. A apresentação foi feita por Débora Bonazzi, head travel do Google.
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A palestra trouxe dados da nova pesquisa feita pela plataforma, que mostra o momento atual do turismo no Brasil.
A nova jornada do viajante é o que esperar em 2023
Durante a palestra, Débora comentou que 98% dos brasileiros usam o Google para planejar a sua viagem. Esse é um dado de intenção, ou seja, ao procurar sobre viagens no Google, há uma intenção em viajar.
Além disso, de acordo com o Instituto Boticário, viajar ainda é raro, e 20 milhões de brasileiros ainda não conhecem o mar. “Isso é algo bárbaro, pois temos uma costa imensa no Brasil
Mas esses dados mostram que viajar ainda é algo raro.”, comentou.
Mas, esse cenário está mudando, pois a busca por hotéis cresceu 93%. Também, a viagem sobre rodas cresceu, por conta do preço das passagens aéreas. ” A máxima agora é viajar mais, pagando menos. Então, por isso essa viagem sobre rodas”.
O perfil do viajante também está mudando. As demandas por viagens nas regiões Norte e Nordeste do Brasil aumentaram. Já a faixa etária com mais interesse em viajar são jovens e idosos.
“A geração Z também vai viajar bastante, e ela quer uma viagem que só ela vai fazer. Ela não quer algo que todo mundo faz, ela quer uma viagem dela. Um dos segmentos muito procurados é o ecoturismo no Brasil, com 27%”.
Débora ainda comentou que os viajantes da geração Z dão dirigidos por tecnologia, são os “Smart Travellers” (“viajantes inteligentes”, em tradução livre.) Ou seja, sempre antenados com as novidades. Além disso, são muito visuais.
Novos viajantes: quem são, o que comem, onde vivem
A palestrante trouxe dados que apontaram os comportamentos dos viajantes. “As viagens agora são feitas com mais impulsividade e não com tanto planejamento. Já os viajantes mais frequentes são aqueles com maior poder aquisitivo, e nesses, há os pais que viajam com seus filhos, por exemplo. As viagens que priorizam a proximidade também cresceram. Então, hotéis próximos do centros das cidades, pontos de interesse, e viagens sobre rodas”.
O Google também fez uma análise das pesquisas por malas no Google (comprar malas, onde encontrar, etc.), e as buscas por viagens. “Os resultados das pesquisas são muito parecidos pessoal. Então, as pessoas estão de malas prontas.”
Ainda, qual as conclusões desse estudo e como se preparar para nova jornada do viajante? (intertítulo)
Diante desses dados, Débora explicou que os roteiros terrestres são muito fortes nesse momento. “O turismo terrestre é muito forte agora, com as viagens sobre rodas, hotéis de proximidade, etc.”
Outro assunto para ficar de olho são as recompensas para os clientes: “Cashback, programas de recompensa e milhas são maneiras de acesso aos turistas. Quando eles pensam nas milhas, os viajantes pensam em quais recompensas podem ter”, explicou.
As milhas podem ser usadas em inúmeras categorias: aéreas, hotéis, shows, eletrodomésticos, ou ainda para comercializar.
“36% começam a entender como uma moeda mesmo”.
Por fim, ela falou sobre os ecossistemas em que se inserem as empresas de turismo. ” Marcas relacionadas à viagem pensar em como elas podem oferecer demais soluções ao seus clientes, usando tecnologia. Quais recompensa eles tem com vocês?”
Mas, por onde começar? “Identifique a sua fortaleza. Onde a sua empresa é forte? “Ah, minha fortaleza é pacotes por exemplo. Vou começar por aqui”, complementou.
Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.